Os cerca de 37 mil candidatos (aproximadamente 39% dos 60.792 inscritos não compareceram) que realizaram as provas do concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devem agora aguardar a divulgação dos resultados, marcada para 5 de setembro, juntamente com resultado deferidos.
Para ser aprovado para o cargo de técnico administrativo, é necessário ter feito pelo menos 50 pontos de 100 na prova objetiva, sem ter zerado nenhuma disciplina. Na redação é preciso ter obtido, no mínimo, 20 pontos de 40. Lembrando que somente são corrigidas as redações dos candidatos classificados entre os 300 melhores na parte objetiva.
Já os candidatos aos cargos de nível superior devem ter conseguido marcar, no mínimo, 60 pontos de 100 ao todo, além de terem atingido os mínimos de três pontos na prova de língua estrangeira, dez pontos em Português e 35 em conhecimentos específicos. Na prova discursiva é necessário ter conquistado pelo menos 30 pontos dos 50 totais.
A classificação será feita por cargo, através da soma das notas obtidas nas duas provas. O resultado final do concurso deverá ser divulgado em 3 de outubro. A seleção será válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período.
Divergências - Segundo os professores do curso Degrau Cultural, Alexandre Portela e Reynaldo Neto, o gabarito oficial das questões 21, de Matemática, e 48, de Conhecimentos Gerais, da prova para técnico-administrativo está incorreto. Tomando como base a prova amarela (foram quatro tipos de prova), o gabarito correto seria letra A nas duas questões e não D na questão 21 e B na 48 como divulgou a Cesgranrio. Para os professores, recursos nesse sentido podem ser deferidos, com os pontos destas questões sendo distribuídos a todos os candidatos.
Na questão de Matemática, com as fórmulas aplicadas para se obter a variança amostral pedida chega-se a resultado diferente do oficial. "Pela fórmula básica e pelo método breve o resultado obtido foi 4,4. Não há como chegar a 5,5", explicou Alexandre Portela. Já na questão de Conhecimentos Gerais, sobre eleições presidenciais norte-americanas, Reynaldo Neto cita a eleição de 1996, onde houve disputa entre os partidos Democrata, Republicano e Reformista, para mostrar que o regime eleitoral dos EUA é pluripartidário e não bipartidário, conforme a resposta da banca. "A escolha dos candidatos nos partidos Republicano e Democrata é que é bipartidária. A eleição não. Está é pluripartidária", afirmou Reynaldo Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário