quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Steve Jobs renuncia o cargo de CEO da Apple

O lendário fundador e CEO da Apple, Steve Jobs, anunciou nesta quarta-feira que está deixando o cargo. Em um comunicado, a Apple anunciou que o diretor de vendas e operações, Tim Cook, será o novo CEO, mas que Jobs continuará como presidente do conselho de administração da companhia.

Em carta, Jobs explicou que não pode mais cumprir suas obrigações de CEO, mas que pretende seguir trabalhando para a companhia:

— Eu sempre disse que se chegasse o dia em que eu não pudesse mais exercer minhas obrigações e atender às expectativas como presidente da Apple, eu seria o primeiro a avisar. Infelizmente, esse dia chegou. Estou renunciando à presidência da Apple. Eu gostaria de servir, se o conselho considerar adequado, como presidente do conselho, diretor e empregado da Apple. No que diz respeito a meu sucessor, eu recomendo vivamente que seja cumprido nosso plano de sucessão e nomeado Tim Cook como presidente da Apple.

O anúncio ocorre no mesmo mês em que a Apple chegou a superar a ExxonMobil como empresa mais valiosa do mundo no mercado acionário americano. A conquista refletiu a boa fase da companhia: no último trimestre, os eletrônicos, principalmente iPhones e iPads, registraram crescimento de 82% no faturamento, que chegou a US$ 28,6 bilhões.

Visão e liderança

Art Levinson, membro do conselho da empresa, disse em um comunicado que "a extraordinária visão e liderança de Steve salvou a Apple e a guiou para sua posição de empresa de tecnologia mais inovadora e valiosa do mundo".

— Steve trouxe inumeráveis contribuições ao êxito da Apple e atraiu e inspirou empregados imensamente criativos e uma equipe de direção de nível mundial — afirmou Levinson.

Jobs, de 56 anos, encontrava-se sob licença desde janeiro. O executivo realizou um transplante de fígado há dois anos e sobreviveu a um câncer no pâncreas em 2004.

— Creio que os dias mais brilhantes e mais inovadores da Apple estão por chegar. E espero com impaciência observar e contribuir para este êxito através de um novo papel — disse Jobs em sua carta.

De acordo com Levinson, o conselho tem total confiança de que Jobs será muito bem substituído por Tim, que trabalha na Apple há 13 anos, como o próximo CEO da empresa.

"Jobs fundou a Apple em 1976, aos 21 anos, junto de Steve Wozniak, na garagem da casa de seus pais. Sob seu comando, a empresa introduziu os primeiros computadores Apple e mais tarde o Macintosh, que ficou muito popular na década de 1980."

Entre as inovações da Apple está o "mouse", criado para facilitar aos usuários a ativação de programas e a abertura de arquivos.

O substituto

Vice-presidente operacional, Cook, 50 anos, é descrito como simples e cordial, o oposto do temperamento explosivo de Jobs;

 Antes de entrar para a Apple, em 1998, trabalhou na Compaq e na IBM;

Cook já substituiu Jobs durante suas ausências por questões médicas em 2004 e 2009;

A chegada de Cook à Apple se tornou parte da lenda da companhia. O Wall Street Journal publicou que Jobs havia recusado diversos candidatos ao posto de maneira caracteristicamente brusca e, em um dos casos, abandonando a entrevista no meio.

domingo, 21 de agosto de 2011

Combine calça cumprida e bota curta!

Para que a bota apareça, as melhores calças são a skinny e a jegging, aponta a consultora Ludmila Batista, diretora do site Sacada Fashion.

“Na parte de cima, opte por camisetas alongadas, com jaqueta ou colete de couro. Camisa xadrez e uma regata delicada por baixo também deixam o visual um arraso”, resume a especialista, em entrevista à revista ANAMARIA.

Com ajuda do site da revista ESTILO, montamos um look com mix de bota curta e calça. Inspire-se:

Fotos: Reprodução/ESTILO

A calça skinny da grife Miss Sixty é usada com regata, da American Apparel; bota, da Anzetutto; camisa xadrez, da Renner; e bolsa, da Ellus.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Facebook bloqueia links para a Google+



Mark Zuckerberg e sua turma resolveram apelar: o Facebook agora bloqueia o compartilhamento de links que levam à rede social rival Google+

A guerra entre o Facebook e a Google+ pela atenção dos usuários continua acirrada. Um vídeo publicado ontem no YouTube por um funcionário do Google mostra como o Facebook bloqueia a publicação de links que levariam seu cliente à rede social do Google.

O vídeo (veja abaixo) mostra, por meio de duas contas diferentes abertas simultaneamente, como uma atualização comum é compartilhada e como o link para o Google+ é omitido. “Eu me pergunto quão generalizado esse problema está”, perguntou o vice-presidente de negócios sociais do Google, Vic Gundotra, ao compartilhar o vídeo em seu perfil no Google+.

A importação de contatos para expandir a rede de conexões do usuário é um recurso comum na guerra de braços entre Facebook e Google. Inicialmente, o Facebook usava a base de contatos de usuários do Gmail para distribuir convites para seu serviço. O recurso foi bloqueado pelo Google.

Em seguida, foi a vez do Migrakut, app que fazia a importação do álbum de fotos do usuário do Orkut para o Facebook, ser desabilitado pelo Google. Por outro lado, o Facebook nunca permitiu que seus usuários fizessem o download de sua base de contatos, e ainda bloqueou o Friend Exporter, plugin que realizava essa operação.

O vídeo abaixo (em inglês) demonstra o bloqueio do compartilhamento de links para o Google+ no Facebook.

INSS - dicas para o concurso





O edital do concurso para 2,5 vagas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve sair no mês que vem, segundo anunciou o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, no Twitter. Em vídeo, a colunista Lia Salgado dá dicas para começar a estudar para a seleção desde já. "Quando sair o edital, será uma questão de fazer ajustes de pontos ou disciplinas incluídos ou excluídos", explica a especialista em concursos.

As dicas foram um pedido da internauta Jéssica Bezerra. Lia usou como base o concurso anterior, realizado em 2008 pelo Cespe/UnB. "Precisa ter cuidado porque houve oito republicações desse edital, entrando e saindo matéria. Eles chegaram a colocar disciplinas como matemática financeira, estatística e AFO [Administração Financeira e Orçamentária], para analista, e atendimento e código do consumidor, para técnico", lembra ela. "Para um estudo antecipado, o mais prudente é se basear em matérias básicas, que mais seguramente vão cair, porque, quando chegar o edital, [a preparação para] essa parte estará avançada."

Com base no edital de 2008, as disciplinas básicas são: português, raciocínio lógico, informática e atualidades, tanto para técnico quanto para analista. "Sendo que, para técnico (nível médio), também entrou matemática", informa Lia. Além dessas matérias, foram cobradas para os dois cargos ética, noções de direito constitucional, administrativo e previdenciário. "Depois foi excluído o direito constitucional para o cargo de técnico", observa a colunista.
Para Lia, quem começar a estudar essas oito matérias terá boa vantagem em relação aos que vão iniciar a preparação só depois que o edital for publicado. No site do Cespe/UnB estão os detalhes do concurso de 2008 (veja aqui).

Como iniciar a preparação para concurso?

Ainda no vídeo desta semana, Lia respondeu à internauta Fátima Matos, que está se formando em Administração com Gestão da Informação, sobre um plano de estudos. Ela perguntou como fazer um quadro para organizar os horários. "Se você está começando agora sua preparação, sugiro que primeiro escolha a área que deseja -pode ser bancária, policial, fiscalização e outras. Ou saber se deseja fazer concurso só para sua formação específica. Isso vai definir o grupo de matérias básicas que precisa estudar para iniciar a preparação mesmo antes de um edital interessante ser publicado", explica a especialista.

Sobre a organização de horários, Lia sugere escrever junto aos dias do mês os compromissos fixos: horário de trabalho, de aula (se houver), etc. "Feito isso é mais fácil visualizar qual o tempo de que você realmente dispõe para estudar. Então, é a hora de distribuir as matérias básicas pela semana ou, se forem muitas, pela quinzena, de maneira a avançar com todas elas ao mesmo tempo, como se fosse um time."

É preciso estudar todos os dias?

O internauta Anderson Silva perguntou sobre a frequência ideal de estudo para concursos. Ele escreveu: "Estou focando na área policial eu estudo de manhã, tarde e noite. Estou fazendo certo? Como não trabalho, meu único passatempo é estudar. Estou querendo fazer um plano para poder estudar de segunda a domingo".

A especialista respondeu que "concurso público é maratona, e não corrida de velocidade". É preciso, segundo Lia, manter o ritmo e a continuidade, porque o candidato pode precisar estudar por muitos meses ou até anos. "Se fizer um plano de estudar todos os dias, todas as horas, o mais provável é que o corpo ou o emocional cobre um preço e você acabe não suportando a pressão e desista do seu projeto", adverte a colunista.

Lia aconselha o candidato a montar um plano mais equilibrado, com intervalos e atividade física, "ainda mais porque você quer prestar para a área policial, que inclui teste físico". A colunista dá como exemplo uma programação que vá das 9h ao meio-dia, das 14h às 17h, depois das 19h às 22h. "Assim, você irá estudar 9 horas por dia, com intervalos que vão garantir a qualidade do estudo", resume.

"Reserve um dia da semana para o lazer, sem culpa. Isso é que vai garantir que você recarregue as baterias, para seguir cada semana no estudo até conquistar a vaga", diz Lia.

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Concurso do INSS será para 2,5 mil vagas, diz Previdência



O Ministério da Previdência Social informou nesta terça-feira (16) que foi definido que o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá 2,5 mil vagas, sendo 2 mil para técnico previdenciário (nível médio) e 500 para perito médico (nível superior em medicina).

A reunião foi realizada na sexta-feira (12) entre técnicos dos Ministérios da Previdência Social e do Planejamento.

No sábado (13), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, anunciou, via Twitter, que o edital deverá sair até o fim de setembro. No entanto, o ministro falou em 2,7 mil vagas. As 200 restantes que ele citou são para assistentes sociais já aprovados no concurso realizado em 2009 para 900 vagas e que serão chamados.

De acordo com o ministério, o processo seletivo para as 2,5 mil vagas deverá ser realizado este ano e a previsão é de que os novos servidores possam ser empossados a partir de março de 2012.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a contratação da empresa organizadora da seleção será efetivada apenas após a autorização formal do Ministério do Planejamento para a realização do concurso ser publicada no “Diário Oficial da União”.

O objetivo do concurso é preencher as vagas que serão abertas nas novas agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento e para substituir os servidores remanejados para as agências que estão sendo inauguradas.

O PEX prevê a implantação de 720 novas agências da Previdência Social em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas prestando todos os serviços previdenciários. Desse total, 71 já foram inauguradas. Até o final de 2014, as 649 unidades restantes deverão ser entregues à população.

No dia 20 de julho, o Ministério da Previdência Social divulgou que a presidente Dilma Rousseff havia autorizado, em caráter excepcional, a realização do novo concurso público.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TRE-RJ: ainda faz estudo sobre necessidade de pessoal

É grande a expectativa entre os interessados em ingressar no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para que seja concluído o estudo da carência de pessoal que está em curso. A partir desse levantamento, que deverá terminar até setembro, é que o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, baterá o martelo se abrirá ou não concurso para técnico (2º grau) e analista

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jovens discutem desenvolvimento e efetivação de direitos em Itabuna

Os jovens nem sempre tem voz e vez para opinar e discutir questões e problemas que afetam a todos, e em especial quem vive na periferia. Por tanto, o momento é este, onde cada um pode contribuir com sugestões que ajudem na elaboração de políticas públicas e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade”. A declaração é do prefeito Capitão Azevedo, ao abrir, na manhã desta quinta-feira (04) a II Conferencia Municipal de Políticas Públicas da Juventude.

Jovens discutem desenvolvimento e efetivação de direitos em Itabuna

“Os jovens nem sempre tem voz e vez para opinar e discutir questões e problemas que afetam a todos, e em especial quem vive na periferia. Por tanto, o momento é este, onde cada um pode contribuir com sugestões que ajudem na elaboração de políticas públicas e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade”. A declaração é do prefeito Capitão Azevedo, ao abrir, na manhã desta quinta-feira (04) a II Conferencia Municipal de Políticas Públicas da Juventude.

O encontro que reuniu centenas de jovens de Itabuna e região aconteceu no Centro de Cultura Adonias Filho e teve como objetivo debater as questões mais cruciais que afetam os jovens, a exemplo da violência, saúde e educação e, ao mesmo tempo, encontrar soluções para minimizar os problemas e promover a dignidade de todos. “Isso será possível com a participação de vocês, jovens, que são o futuro da nação. Vejam o exemplo dos “caras pintadas”, na década de 90, que conseguiram mudar o rumo da história”, frisou o prefeito.

Presidente de honra da conferencia, Azevedo lembrou que Itabuna já foi uma cidade rica, com emprego e renda para todos, mas com a crise que se abateu há cerca de 20 anos, milhares de famílias que viviam na zona rural, tiveram que buscar abrigo na cidade, formando um caldeirão de pobreza, miséria e desigualdade social.

“Apesar do grande esforço que temos para levar serviços básicos e de infraestrutura para a periferia, ainda falta muito para que essas famílias tenham uma assistência integral, com serviços essenciais que lhes devolvam a dignidade e o respeito como cidadãos”.

O prefeito destacou as famílias do bairro Campo Verde, por exemplo, que viviam há mais de 20 anos sem água sequer para beber. “Mudamos essa realidade quando levamos serviços para aquele e tantos outros bairros que viviam na mesma situação de abandono, mesmo enfrentando criticas de quem vive em áreas mais nobres. Acredito que é por ai que nós podemos contribuir para diminuir a desigualdade social em nosso município”.

A secretária municipal de Assistência Social, Marina Silva, também destacou o papel do jovem para a efetivação de direitos, com a participação deles em um evento como a conferência, onde é possível sugerir, opinar e apontar além dos problemas, as soluções para busca de uma vida melhor e de igualdade para todos.

Ela citou a preocupação do prefeito Capitão Azevedo com os jovens principalmente o da periferia, e o esforço que ele tem empreendido para levar serviços que melhorem a qualidade de vida, “não como favor, mas como um direito que cabe a todos. Quando temos serviços básicos e essências, principalmente na periferia, isso é a garantia de uma vida melhor e mais humana, é respeito e dignidade, e é isso que buscamos”.


Além de uma série de palestras, a programação durante a conferencia incluiu debates, oficinas e a eleição dos delegados que representarão o município na conferencia estadual que será realizada em Salvador, em data a ser confirmada, segundo informou o diretor do Departamento da Juventude, Sergio Fontes.

Itabuna mobiliza empresários para prêmio nacional do MPE

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, esteve reunido com o gestor estadual para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil, Marcelo Andrade, para discutir a mobilização de empresários itabunenses para participarem do concurso. A reunião teve a participação das gestoras de atendimento do Sebrae, Andréa Muniz e Valdinéia Borges, além do arregimentador do MPE, Marcos Calheira.


Itabuna mobiliza empresários para prêmio nacional do MPE

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, esteve reunido com o gestor estadual para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil, Marcelo Andrade, para discutir a mobilização de empresários itabunenses para participarem do concurso. A reunião teve a participação das gestoras de atendimento do Sebrae, Andréa Muniz e Valdinéia Borges, além do arregimentador do MPE, Marcos Calheira.

Segundo Leahy, o MPE tem todo o apoio do governo municipal através de uma parceria com o Sebrae e a meta é motivar os 354 participantes do lançamento do programa em Itabuna, realizado em junho passado, para que se inscrevam e concorram à premiação, uma vez que o prazo de inscrições se encerra em 31 de agosto. Os questionários podem ser encaminhados ao Sebrae ou então através do sitio www.premiompe.sebrae.com.br.

Veja Mais:

 MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2011

Lembrando que Itabuna é uma referência em comércio e serviços, ele observa ainda que o preenchimento do questionário com 37 questões vai permitir a elaboração de um diagnóstico das empresas itabunenses, oferecendo ao mesmo tempo ao empresário uma avaliação do desempenho operacional e da gestão do seu negócio.

Marcelo Andrade informa que a consultoria disponibilizada é gratuita e oferece um painel da competitividade das empresas. Ele destaca que a região já conquistou um prêmio nacional do MPE Brasil e pelo menos três empresas itabunenses estiveram entre os destaques regionais na Bahia: o Hospital de Olhos Beira-Rio, o Laboratório Lidi e a Escola Aquarela.

O que é o MPE

O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Para concorrer, todos os participantes recebem uma avaliação da gestão de suas empresas e ficam mais preparados para alcançar seus objetivos e metas.

Sistema da Sesab cai e prejudica marcação de consultas em Itabuna

Apesar de ter os seus procedimentos totalmente informatizados, a Central de Regulação do SUS em Itabuna precisou regredir ao velho sistema de fichas, nesta quarta-feira, 3. O motivo foi a impossibilidade de conexão com o sistema da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que ficou “fora do ar” durante todo o dia.

Sistema da Sesab cai e prejudica marcação de consultas em Itabuna


Apesar de ter os seus procedimentos totalmente informatizados, a Central de Regulação do SUS em Itabuna precisou regredir ao velho sistema de fichas, nesta quarta-feira, 3. O motivo foi a impossibilidade de conexão com o sistema da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que ficou “fora do ar” durante todo o dia.

Técnicos da Sesab explicaram que o problema foi motivado pela migração do servidor, mas a equipe da Central de Regulação foi pega de surpresa, uma vez que o procedimento não foi agendado previamente. Por conta disso, filas se formaram no atendimento e o jeito foi providenciar a distribuição de fichas.

Segundo a diretora da Central de Regulação, Ana Cláudia Lagariça, é comum ocorrerem falhas no sistema da Sesab, mas normalmente a rede fica fora do ar por breves períodos. Segundo ela, quando o problema é verificado, a Central entra em contato com a Sesab e logo o sistema é restabelecido. Dessa vez foi diferente.

“O site ficou fora do ar desde as 7 horas. Nós ligamos para a Sesab e fomos informados de que o servidor estava migrando, porém até agora isso não foi solucionado”, relatou a diretora.

A conexão da rede local com os computadores da Sesab é necessária para a marcação de consultas e exames. De acordo com o diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos, foram distribuídas na terça-feira (2) 240 senhas para diversos procedimentos na quarta-feira, dia 3. Entretanto, nesta quinta-feira (4) não foi mais possível realizar o procedimento utilizando as fichas.