O que aconteceria se os principais servidores da web recebesse um ataque em massa onde colocaria a abaixo toda web dando inicio a um super ataque cibernetico.
Conserteza ja ouvimos falar nessa possibilidade mais esses rumores acabaram sendo amplamente exagerados, pois hoje existem setes pessoas que vamos assim dizer os “Guardiões da Internet” que na sequência de um ataque cibernético, esses membros de uma cadeia de confiança "serão os responsáveis em reiniciar toda Web.
Essas sete pessoas que fazem parte de um programa de segurança da Internet são supervisionados pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), uma ONG sem fins lucrativos que tem acesso a um sistema de segurança destinado a proteger os usuários de cyber-fraudes e ataques cibernéticos.
O Esquema de Segurança
Parte do esquema de segurança da ICANN é fundamentado no Domain Name System Security, um protocolo de segurança que garante a todos os sites registrados e "assinado" garantia de dominio ou exclusividade ao seu endereço “www” (esta é a medida de segurança embutida na Web que garante quando você vai a uma URL chegar em um local real e não a um site idêntico pirata). A maioria dos servidores são uma parte importante do DNSSEC, como é conhecido, e durante um ataque de grandes proporções internacionais, o sistema pode cortar as conexões entre os servidores importantes para conter os danos.
Os Guardiões
Foto: Star Trek
No minimo cinco desses sete protetores, um da Grã-Bretanha, da E.U.A outro da Burkina Faso, Trinidad e Tobago, Canadá, China e República Checa teriam que covergirem a base nos Estados Unidos cada um com sua chave e assim reiniciariam os servidores da internet novamente. Bem estamos imaginando uma câmara medieval cheia de grandes imagens tecno-religiosas onde estes cyber-cavaleiros devem simultaneamente transformar seus pen drive híbrido em chaves esqueletos onde conectariam para formar um roteador, enchendo a sala com a luz da conectividade novamente.
Na verdade as teclas são realmente smartcards onde cada uma contém partes da chave da raiz do DNSSEC, que poderia ser considerada como a chave mestre para todo o esquema.
Mas de qualquer forma é interessante saber que há um grupo de pessoas(sete pessoas) lá fora que detêm as chaves físicas para reiniciar a Internet caso aconteça algum super-ataque internacional o quem sabe, alienigena aos nossos servidores.
Veja mais nesse video sobre essas chaves Cripitografadas e como e por que elas são feitas lembramos que o video é em inglês.Clique Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário