sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Escolas da zona rural iniciam ano letivo ligadas à rede de comunicação social



As escolas da zona rural de Itabuna também estarão, já a partir deste ano letivo de 2011, interligadas à rede de comunicação da Secretaria Municipal de Educação. A secretaria disponibilizará 32 notebooks, número suficiente para atender a todas as unidades escolares da zona rural.

Os aparelhos foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria de Educação de Itabuna e serão entregues a cada unidade durante a Jornada Pedagógica, que acontecerá de 7 a 11 de fevereiro.

A diretora do Departamento de Planejamento, pesquisa e informações gerenciais da Secretaria de Educação, Maria Aparecida Alves da Silva explicou que o processo de informatização de todas as unidades de ensino da rede municipal foi iniciado em 2007, possibilitando aplicar um moderno sistema de gerenciamento das atribuições e atividades escolares, como a caderneta de presença, que antes era preenchida à mão e no papal pelos professores. Hoje tudo é por meio do sistema de informática. A dificuldade se limitava à zona rural por falta de rede de internet.

A solução foi alcançada com a compra de aparelhos de notebooks que, com a alternativa de serem levados para suas casas, permite que os professores lá realizarem todas as atividades inerentes à escola, acessando todos os dados disponíveis sobre a educação no município.

O mesmo procedimento está sendo aplicado também a algumas das unidades escolares na zona urbana e cujo acesso à internet ainda é um problema. Uma dessas escolas é a Alberto Lessa, localizada próximo a Mutuns, segundo a diretora.

Para ela, a aquisição dos notebooks pela Secretaria de Educação não vai facilitar apenas o acesso à informação relacionada diretamente à educação, “mas, acima de tudo, vai contribuir para o aperfeiçoamento e o crescimento do professor, que terá uma nova visão do fazer pedagógico. Com os novos aparelhos os profissionais vão poder implementar novas ações e, conseqüentemente, abrir novos horizontes”.

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