segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Testes de qualidade de banda larga no Brasil serão divulgados em 2010.


Estudo que será feito até o fim do ano avaliará, entre outras coisas, a relação entre o serviço contratado e o que os usuários recebem.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realizarão pesquisas de avaliação do serviço de banda larga oferecidos no Brasil.

O estudo será feito até o fim do ano e os resultados serão divulgados no início de 2010. As medições serão feitas usando dois métodos diferentes.

A primeira ação terá a colaboração de usuários, que executarão o Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (SIMET), desenvolvido pelo NIC.br e disponível para download no site da empresa. Os testes devem fornecer à NIC.br acesso à informação da banda larga por CEP.

O outro método, que teve início em novembro, instalou 100 equipamentos em domicílios em diversas localidades do Brasil. O estudo espera obter dados que permitam avaliar as diferenças entre o serviço contratado e o que chega aos usuários.

O investimento feito para a realização da pesquisa é de cerca de 100 mil reais. Os testes serão realizados pelo NIC.br sem que operadoras e provedores avaliados saibam onde os equipamentos estão localizados.

Desde o fim de setembro o Inmetro está analisando os serviços 3G e de TV Digital no país. Os resultados também devem ser divulgados no começo de 2010.

Um comentário:

  1. Oi gostei muito do seu blog e também das imformações contidas nele poderiamos abrir parcferia obrigado continue assim!
    Master look

    ResponderExcluir