sábado, 14 de janeiro de 2012

ENEM 2012 EM ABRIL NÃO ESTÁ CONFIRMADO PELO MEC


O Enem 2012, que tinha duas edições previstas para este ano, não tem a realização de sua edição do primeiro semestre em abril garantida, segundo o Ministro da Educação Fernando Haddad. De acordo com o INEP, em edital divulgado ainda em 2011, estariam previstas, a partir do Enem 2012, duas edições por ano do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM), uma em cada semestre de 2012. As provas do Enem 2012 do primeiro semestre aconteceriam nos dias 28 e 29 de abril 2012. Já o Enem do segundo semestre de 2012 seria em outubro.

Segundo informações do próprio Ministro da Educação, Fernando Haddad, as provas do primeiro semestre de 2012 ainda não estão confirmadas. A decisão se haverá ou não a edição extra do ENEM será tomada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o início de fevereiro 2012, devido ao prazo máximo para abertura das inscrições do Enem 2012.



Com a criação do novo modelo do Enem em 2009 e a distribuição de vagas pelo Sisu a partir do primeiro semestre de 2010, o exame passou a substituir os vestibulares únicos aplicados pelas instituições públicas. E por isso a intenção do MEC era a realização do exame duas vezes por ano.

O projeto do Enem uma vez a cada semestre foi previsto ainda na criação do Novo Enem em 2009 foi adiado, não ocorrendo também nas edições de 2010 e 2011. De acordo com anúncio do próprio Inep, as provas seriam aplicadas em abril e outubro de 2012.

Apesar de afirmações do Ministro da Educação de que o problema da não realização do exame não seja orçamentário, os gastos seriam dispendiosos. A aplicação das provas mobilizaria vários setores, como os Correios, a gráfica responsável pela impressão das provas, polícias militares nos estados, o consórcio responsável pela aplicação do exame e até mesmo a empresa de gestão de risco contratada em 2011 para oferecer suporte de logística na realização das provas.

Para a realização do Exame extra não seria necessário fazer um novo contrato com o consórcio responsável pela aplicação das provas, visto já haver acordo firmado entre o Ministério da Educação e a Cesp/Cesgranrio, que prevê a aplicação de duas edições do Enem 2012.

Para maiores informações sobre o Enem visite o site do INEP http://enem.inep.gov.br.

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário