O recurso, que permite visão de imagens em três dimensões, é responsável por grandes sucessos do cinema deste ano - um bom exemplo é o filme Avatar - e deve ser incorporado por vários setores da indústria de eletrônicos.
O fabricante de televisores LG Electronics planeja vender quase meio milhão de aparelhos de TV em 3D no ano que vem, impulsionado pela Copa do Mundo - primeiro evento esportivo a ser filmado tridimensionalmente, confirmou a Fifa.
Segundo a empresa, o plano é vender 400 mil TVs 3D em 2010 e 3,4 milhões em 2011.
Laptops e videogames também estão sendo modificados para incorporar a tecnologia.
O fabricante de computadores Acer já lançou o que chama de primeiro laptop com capacidade 3D.
A empresa criou o efeito incluindo um filtro polarizador sobre a tela. Ele divide as imagens em canais separados.
Em combinação com um par de óculos polarizadores (incluídos no pacote para quem compra o lap top) o dispositivo permite que o usuário veja as imagens da tela em 3D.
Alguns críticos dizem que o recurso não passa de um truque de marketing mas o consenso entre especialistas é de que este será o primeiro de muitos lap tops em 3D.
No ramo dos PCs, um software chamado TriDef 3D acrescenta uma terceira dimensão a videogames, DVDs e vídeos - com diferentes graus de sucesso.
A empresa de computadores Microsoft está observando a evolução neste campo com interesse.
Julie Larson-Green, vice-presidente do setor de Experiências do Usuário da empresa, acredita que a tecnologia vai ser importante na próxima década.
"Uma câmera 3D dentro de um computador vai oferecer uma nova maneira de interagir com o conteúdo. Ela vai permitir que pessoas trabalhem de acordo com regiões, organizando coisas com outras coisas que estão mais longe", disse Larson-Green.
Óculos Estilosos
Videogames oferecem terreno fértil para a nova tecnologia e a Sony anunciou em novembro que tornaria todos os seus consoles PS3 compatíveis com ela, uma indicação de que os games 3D estão a caminho.
Enquanto isso, a Microsoft continua a trabalhar em sua própria versão de um controle remoto de game chamado Project Natal, que usa uma câmera ótica e sensores 3D para ler movimentos do corpo e expressões faciais.
Para que o conteúdo seja visto, óculos serão essenciais, mas provavelmente eles serão muito diferentes dos óculos de papelão usados na década de 1970.
"Muito dinheiro foi investido em 3D e existe uma diferença grande entre os óculos de papelão dos anos 1970 e os RayBans em 3D", disse Jeremy Fennell, diretor de marketing da cadeia de eletrônicos britânica Dixons.
Ele disse esperar que os estilosos óculos 3D estejam à venda na loja no final do ano que vem.
Patente
A Apple registrou recentemente uma patente indicando que a empresa está tentando criar seu próprio display em 3D, possivelmente como uma alternativa para o mouse e o teclado.
A patente fala de um "dispositivo eletrônico para oferecer um display que muda conforme a perspectiva do usuário".
O site MacRumours especulou que o fabricante do computador Mac planeja oferecer grande interatividade para usuários por meio de uma tecnologia conhecida como "head-tracking".
Por meio de uma câmera, o sistema seria capaz de detectar a posição de um usuário e ajustar o display em 3D para criar a ilusão de que um objeto na tela está fisicamente presente, disse o site.
Essas patentes não são incomuns. Em dezembro de 2008, a Apple registrou uma patente para um desktop 3D.
Da BBC
Adorei...
ResponderExcluirVanda Anunciação
Distrito Federal
legal gostei da noticia!
ResponderExcluir