quinta-feira, 6 de maio de 2010

Falha no Facebook causa preocupações usuarios e novos adeptos.



Na quarta-feira alguns usuarios descobriram uma falha na rede de relacionamento Facebook onde informações de acesso e dados da conta foram expostas.
Antes do falha o sistema tinha acabado de inserir membros que solicitaram escolher entre tornar a informação disponível sobre os seus interesses a qualquer pessoa ou removê-lo completamente.
Embora o Facebook moveu-se rapidamente para fechar a brecha de segurança, o incumprimento aumentou um sentimento entre muitos usuários que se questinoavam em confiar no serviço para proteger suas informações pessoais.

"O Facebook ficou mais assustador do que divertido", disse Jeffrey P. Ament, 35, um empreiteiro do governo que vive em Rockville.

Outro disse que ficou tão farto do Facebook que ele  excluíu sua conta esta semana, após três anos de utilização do serviço. "Todas as semanas, parece haver uma atualização de privacidade nova ou mudanças, e eu não posso continuar com ele assim."
Segundo a empresa o furo não teve duração tão prolongada pois o impacto seria duradoro sobre a reputação da empresa.


"Para um serviço que tem crescido de forma tão dramática como temos observado, que agora assiste com mais de 400 milhões de pessoas compartilhando bilhões de peças de conteúdo com seus amigos, nós pensamos que nosso histórico de segurança não é incomparável ", disse Elliot Schrage, o presidente da companhia vice de política pública. "Somos perfeitos? Claro que não. "

Facebook esta cada vez mais no centro de um debate tenso sobre privacidade de dados pessoais e como é usado usa-los em sites para obter renda, disse James E. Katz, professor de comunicação da Universidade Rutgers.

Especialistas em redes sociais e os analistas se perguntam se o Facebook está empurrando o envelope de uma forma que poderia prejudicar a sua posição ao longo do tempo. O acidente de privacidade na quarta-feira, primeiramente relatado pelo blog TechCrunch.

"É ameaça minar o Facebook ou espera alcançar com a sua rede ao longo dos próximos anos, porque os usuários têm de perguntar se ele é uma plataforma digna de sua confiança ou não?"

Ao longo dos últimos meses, o Facebook introduziu alterações a incentivar os usuários a fazer suas fotos e outras informações acessíveis para qualquer pessoa na Internet(clique aqui e veja!). No mês passado, seu chefe executivo, Mark Zuckerberg, anunciou planos para começar a compartilhar as informações dos usuários com alguns sites fora da Web o Facebook começou a avisar os usuários de vincular as informações em suas páginas de perfil, assim como seus hobbies e cidades de origem, de uma maneira a fazer as informação pública.

Essa última mudança levou o Electronic Privacy Information Center, um grupo de regulamentador a registrar uma queixa na quarta-feira junto a Comissão Federal de Comércio.

"O Facebook continua a manipular as configurações de privacidade dos usuários e sua própria política de privacidade para que ele possa ter as informações pessoais fornecidas pelos usuários para fins limitados e torná-lo amplamente disponível para fins comerciais", disse Marc Rotenberg, diretor executivo do grupo, disse em uma carta para a comissão.

A extensão do descontentamento entre os usuários é difícil de quantificar, mas uma medida veio de um grupo criado no Facebook para protestar contra as mudanças recentes, que atraiu mais de 2.2 milhões de membros.

Parte da razão pela qual as mudanças recentes do Facebook estão perturbando os usuários é que, em contraste com um serviço como o Twitter, mais pessoas se inscreveram para o Facebook, com o entendimento de que suas informações estarão disponíveis apenas para um círculo aprovado amigos, disse Danah Boyd, um social mídia pesquisador da Microsoft e um companheiro no Berkman da Universidade de Harvard Center for Internet and Society.

"O Facebook começou com uma forte promessa de privacidade", disse ela. "Você tinha que estar em uma universidade ou alguma rede para se inscrever. Isso é parte de como ele competiu com outras redes sociais, por ser o anti-MySpace. "

Como a empresa alterou a sua abordagem à vida privada, introduziu novas formas para os usuários ajustarem suas configurações de privacidade. Mas essas ferramentas têm crescido cada vez mais complicadando e deixando muitos usuários frustrados e incerto do que esta disponibilizando e pra quem.

"Neste momento, não tenho idéia de quantas vezes eu mudei minhas configurações", "Já fiz isso muitas vezes. Eu estou cansado de entrar um dia e ver que tudo está diferente e tentando entender o que isso significa. "

Além disso, muitos usuários não estão mesmo cientes das configurações de privacidade, disse Boyd. Uma recente pesquisa da Consumer Reports descobriu que 23% por cento dos seus usuários não querem saber se site oferece controles de privacidade ou optaram por não utilizá-los.

Muitos usuários frustrados não podem desistir do site porque ele se tornou uma forma vital de comunicação.Ele continua a adicionar usuários a um ritmo rápido, dobrando de tamanho até o último ano.[NYT]


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