segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Concurso Ministério da Saúde: Em breve, 2.500 vagas na Saúde federal

MINISTERIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde realizará concurso, este ano, visando ao preenchimento de 2.500 vagas, para execução das ações de atenção à saúde indígena, saneamento básico e ambiental. Vários estados serão contemplados, contudo a distribuição por eles ainda não foi definida pela comissão da seleção, que já trabalha no sentido de definir a organizadora e as normas. Responsável pela seleção, a Secretaria-Executiva do ministério trabalha com os seguintes prazos: aplicação das provas até dezembro e convocação dos classificados até 31 de março.

De acordo com a tabela de remuneração dos servidores públicos federais, os vencimentos iniciais são de R$2.156,42 para os cargos de nível médio e médio/técnico e R$3.225,42 para os do superior. No entanto, o ministro Alexandre Padilha afirmou que haverá remunerações e possibilidades de trabalhar diferentes, com formas de promoção diferentes, específicas para estimular médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais em geral da saúde, para trabalhar na saúde indígena.

Os aprovados serão nomeados para trabalhar na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), nos pólos-base e nas Casas de Saúde do Índio (Casais). São 15 DSEIs e o Rio de Janeiro faz parte do Litoral Sul, juntamente com São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O concurso tem o objetivo de substituir parte dos trabalhadores contratados por intermédio de seleção pública de organizações não governamentais (ONGs) e por meio de contratos temporários da União. As contratações serão pelo regime estatutário, portanto, com garantia de estabilidade. Os beneficíos anunciados são auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar e plano de saúde, entre outros.

Seleção anterior - O último concurso para a área de saúde indígena foi, na verdade, um processo seletivo simplificado, realizado em 2010, para cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. A seleção teve uma fase de provas objetivas, para todos os cargos, e análise de títulos, para o nível superior. A contratação foi por tempo determinado (um ano, prorrogável por mais um), e a oferta, de 802 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário