A Polícia Científica do Paraná, divulgou através do site da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a criação de novo concurso para perito criminal. Com a necessidade urgente de mais profissionais, a seleção pretende suprir a demanda e melhorar as condições de trabalho no Instituto de Criminalística (IC) do estado. As vagas são para nível superior e, em sua maioria, destinadas ao interior do Paraná.
O policial que ingressar na carreira receberá subsídio inicial de R$7.149, podendo chegar a R$16.954 ao longo da carreira. O edital está previsto para o mês de novembro. Atualmente, a lei n.º 15.793/2008 fixa em 300 o número de peritos no estado, entretanto, apenas 161 profissionais atendem ao Paraná inteiro. No Rio Grande do Sul, que tem quase a mesma população, há 359 peritos criminais, quase o dobro dos paranaenses. Segundo informações divulgadas no site da Sesp, através do concurso será possível dobrar o número de vagas no estado, chegando a 600.
A secretaria também pretende chamar, nos próximos meses, 35 peritos criminais aprovados no último concurso público, realizado em 2007. Os profissionais já foram preparados pela Escola Superior da Polícia Civil e aguardam apenas a convocação. Os aprovados deverão ser chamados o quanto antes, já que a validade do concurso, que já foi prorrogada uma vez, vence em novembro. O concurso e a convocação só serão possíveis através da alteração da lei estadual 14.678/2005, que vai reenquadrar a progressão de carreira dos servidores.
Segundo a Sesp, esta é uma reivindicação antiga da categoria, que se arrastava ao longo dos últimos anos e que será atendida pelo atual governo. Com essa mudança, os peritos criminais que entrarem na instituição pela classe de acesso (4ª classe) poderão progredir na carreira depois de sete anos, e não mais de 15 anos, como ocorre atualmente. O mesmo período de progressão vale para peritos de 3ª, 2ª e 1ª classes. O anteprojeto de lei que faz a alteração da legislação será encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante o mês de setembro.
No último concurso, realizado em 2007, foram oferecidas 40 vagas, sendo oito para perito criminal, 14 para médico legista, cinco para químico legal, cinco para toxicologista e oito para auxiliar de necropsia. Os candidatos foram avaliados por meio de prova de Conhecimentos Gerais e Específicos, com questões objetivas e subjetivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário