segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ENEM 2012: Guia do participante - Redação

Enem-2012

ENEM 2012: O Ministério da Educação (MEC) e o INEP lançaram o guia do participante do ENEM 2012. O documento é uma cartilha de 48 páginas e servirá para auxiliar os candidatos a partir deste ano.

A publicação do material é um fato inédito desde a criação do Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com o presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (http://enem.inep.gov.br), Luiz Cláudio Costa, o guia servirá para tornar o mais transparente possível a metodologia da redação do ENEM 2012, bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas.

Na cartilha da redação do ENEM 2012 o participante encontra detalhes que explicam como será a correção das redações e ainda tem exemplos de seis textos feitos pelos alunos no ENEM 2011, onde alcançaram a maior nota possível (1.000 pontos).

O guia da redação do ENEM 2012 foi elaborado pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) do INEP, em ação conjunta com especialistas da língua portuguesa. Ele está dividido em quatro partes: Apresentação, Detalhamento da Matriz de Correção da Prova do ENEM, Análise da Proposta de Redação do ENEM 2011 e Análise de Redações Nota 1.000 no ENEM 2011.

A prova de redação será aplicada no segundo dia (04/11) e os candidatos terão que redigir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um assunto social, científico, cultural ou político. O tema da redação do ENEM 2012 será guardado em sigilo até o dia do exame.

  1. Durante a correção, os avaliadores levarão em conta cinco competências, que são:
  • Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Inicialmente serão feitas 1.700.000 cópias para distribuir em escolas da rede pública do Brasil. Também haverá cópias em Braille e na forma ampliada. É possível fazer o download da cartilha da redação do ENEM 2012 clicando em: .

As inscrições desta edição do exame bateram recorde, registrando 6,4 milhões de pré-inscritos e 5.790.989 confirmações. Continue se preparando e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário