Concurso PM-BA 2012 - A abertura do concurso para a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), que tem 2 mil vagas de soldado e bombeiro já confirmadas. A corporação está preparando o edital, cuja previsão para ser divulgado é ainda neste mês. Portanto, quem deseja ingressar na carreira deve intensificar os estudos. Os cargos exigem nível médio completo e parte das vagas será para o sexo feminino. O salário inicial será de R$2.173.
Para concorrer, a corporação exige que os candidatos tenham entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o feminino, além carteira de motorista categoria "B".
Há quem deseja ser militar devido à estabilidade garantida pela profissão, através do regime estatutário.
Uma forma de preparar-se para a prova objetiva é estudar o conteúdo programático do último concurso ou observar a forma de aplicação das avaliações pela banca organizadora. Em 2008, a avaliação constou de uma redação e 60 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, História, Geografia e Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Penal, aplicada pela Fundação Carlos Chagas.
Segundo a Associação dos Praças da PM da Bahia (APPM), há a possibilidade desta nova seleção ser organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas a corporação ainda não confirmou essa informação.
Os candidatos também passaram por avaliação psicológica, exames odontológicos, teste de aptidão física e investigação social. Durante o curso de formação, será garantido um salário mínimo, vale-transporte e vale-alimentação aos alunos. Em 2013, a PM-BA pretende realizar outra seleção, com mais 1.400 vagas. O regime de contratação será estatutário, que garante estabilidade empregatícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário