terça-feira, 3 de abril de 2012

Concurso da PF mudança em relação ao edital anterior

 

Concurso da Polícia Federal traz pouca mudança em relação a anterior. Concurso oferece 600 vagas de agente e papiloscopista.

Policia Militar Federal_brasao_www.in6.com.brUm dos concursos mais esperados do ano foi lançado este mês: o da Polícia Federal. São 600 vagas para agente e papiloscoposta. Por exigir nível superior em qualquer área de atuação e devido ao salário atrativo (R$ 7.514,33), deverá ser bastante concorrido. O último concurso para agente, em 2009, recebeu 63.294 inscrições para 200 vagas (316,47 por vaga). Para papiloscopista, o último concurso foi em 2004 e foram 28.231 candidatos para 337 vagas (84 por vaga).

A pouco mais de 40 dias da prova - marcada para 6 de maio-, os candidatos que vinham estudando com antecedência e baseados nos editais e provas anteriores do Cespe/UnB levam vantagem, já que essa organizadora será responsável novamente pelas provas. Além disso, os professores afirmam que pouco conteúdo foi modificado ou acrescentado no edital atual em comparação com os anteriores. Mas eles alertam: os candidatos devem priorizar todo o conteúdo programático.

Diferenças entre editais

De acordo com Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, no caso do agente, não houve alteração nas disciplinas, mas no conteúdo programático de cada matéria, que, de um modo geral, aumentaram no edital atual. Com relação ao último concurso de papiloscopista, também houve aumento nos conteúdos e a inclusão da disciplina de noções de identificação. “Os candidatos que estudaram com antecedência com certeza estão em vantagem principalmente porque não houve grandes modificações. Se estudaram com o modelo do Cespe, do tipo certo ou errado, melhor ainda”, diz.

Eduardo Gnischi, professor do curso Canal dos Concursos, ressalta que na disciplina de administração houve a inclusão do tópico administração pública, com riqueza de detalhes no que se refere à evolução dos modelos administrativos aplicados no processo de evolução da gestão pública brasileira, o que demandará atenção especial dos candidatos. “Candidatos que estudavam pelas provas de 2009 do Cespe/UnB levam vantagem, uma vez que a banca foi mantida e o perfil de questões e conteúdo permanece quase inalterado”.

Alexandre Lopes, diretor pedagógico do Curso Maxx, afirma que houve acréscimos de conteúdos pontuais em relação ao cargo de agente. Em informática, houve a inclusão de redes sociais, grupos de discussão, computação na nuvem e armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). Em raciocínio lógico, foi adicionada a lógica de primeira ordem; em contabilidade, acréscimo de legislação; e em legislação especial, inclusão de três leis penais (Leis 7.102/1983, 10.357/2001 e 6.815/1980).

“Sem sombra de dúvidas, a maior mudança ocorreu em economia, cujo conteúdo foi reformulado. O concurso anterior para agente cobrou microeconomia e o edital atual cobra tópicos de macroeconomia. Já o edital para papiloscopista inovou com a inclusão de toda a legislação especial, conteúdo que não se verificou no concurso de 2004”, diz Lopes.

Para Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, quem mais sentirá as mudanças serão os candidatos ao cargo de papiloscopista, que ganham no edital legislação especial e noções de identificação. Em relação ao edital de agente, as mudanças ficam a cargo da ampliação das margens do conhecimento. “O edital anterior previa noções de microeconomia e hoje prevê noções de economia, ocorrendo o mesmo para noções de contabilidade geral, que agora passa a exigir noções de contabilidade.” Pereira alerta que, apesar de o Cespe/UnB ter sido escolhido novamente para fazer o concurso, os candidatos devem se atentar a atualizações principalmente nos conteúdos de direito e noções de informática.

Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, diz que na disciplina de raciocínio lógico foram acrescentados problemas aritméticos, geométricos e matriciais. Já o programa de noções de administração ganhou vários novos tópicos, como cultura organizacional, processo administrativo e função da administração. Houve alterações também em noções de economia, com a inclusão de alguns conteúdos de macroeconomia e economia brasileira. Na disciplina de contabilidade foi introduzida variação monetária cambial e folha de pagamento. A disciplina de noções de direito penal sofreu várias modificações, entre elas a inclusão da aplicação da Lei Penal e crimes contra a fé pública. Na disciplina de legislação especial houve a inclusão de leis que regulam a segurança para os estabelecimentos financeiros; serviço de segurança e transporte de valores; a lei que estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos e a lei que define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil.

O que priorizar

Carlos Alberto de Lucca diz que quem vinha estudando antes deve estudar os novos itens que foram acrescentados em quase todas as disciplinas. Depois deverá fazer uma revisão das disciplinas que estudou. Para quem começou a estudar com a divulgação do edital, como o tempo é escasso para o volume de matérias a ser estudado, deverá dar preferência ao estudo de resumos e de questões comentadas de provas anteriores, principalmente do tipo certo ou errado. “Porém, observe que o material deverá estar atualizado, em especial nas disciplinas de direito, legislação, informática e atualidades. Como o edital não especifica a quantidade de itens de cada disciplina, uma boa sugestão é dividir o tempo igualmente entre as matérias”, diz.

Eduardo Gnischi orienta estudar principalmente disciplinas específicas que normalmente constituem o diferencial do concurso tais como administração, contabilidade e economia para agente e a disciplina de arquivologia para o cargo de papiloscopista.

Alexandre Lopes diz que o primeiro dever de casa é separar todo o conteúdo programático do edital e montar o plano de estudos até a véspera da prova, lembrando que é fundamental que o candidato consiga estudar todo o conteúdo. “As necessidades de cada um são diferentes considerando o que cada candidato já estudou. O que não pode acontecer é restar conteúdos de quaisquer disciplinas sem que o candidato inclua na programação de estudos”, ressalta. Ele diz que o ideal é sempre iniciar pela teoria para depois começar a fazer os exercícios, sempre do Cespe/UnB, dentro do ponto do programa que é objeto de estudo. Paulo Estrella aconselha o candidato a priorizar assuntos que não foram abordados no edital anterior e conteúdos que o candidato tenha encontrado dificuldade ao resolver questões de provas anteriores. “O estudo teórico é necessário, mas o candidato deve estar focado no que já caiu em provas anteriores. É interessante buscar o aprofundamento teórico nas disciplinas que tem conhecimento prévio e estudar a teoria somente das disciplinas que não tem condições de resolver questões. Todo estudo do candidato deve estar voltado primeiro para a solução de questões, para em seguida voltar para a teoria para agregar mais algum conhecimento ou sanar eventuais dúvidas”.

Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, indica focar, no caso de papiloscopista, nas disciplinas novas que entraram, enquanto para agente a preocupação deve estar nos conteúdos acrescidos às disciplinas que já vinham sendo estudadas. Ele aconselha ainda estudar resumos com base no edital, focando principalmente os pontos que estão sendo mal avaliados em simulados de provas.

Escolha do cargo

Na hora de escolher o cargo, os candidatos devem pesar a familiaridade com as funções e com as matérias a serem estudadas, segundo os especialistas. “Acredito que o candidato deverá escolher a área considerando as disciplinas do concurso. As específicas para agente são administração, contabilidade e microeconomia. Já para papiloscopista são química, física, biologia, noções de identificação, noção de estatística e arquivologia. O fato de se identificar mais com as disciplinas de papiloscopista é um indício de que gostará dessa área”, diz Carlos Alberto de Lucca.

Para Eduardo Gnischi, deve-se sim levar em conta a familiaridade com as funções e sua consequente compatibilidade com as competências pessoais. “Serão fatores determinantes de sucesso do desempenho e da motivação do profissional”, afirma.

“É uma escolha que deve ser analisada não apenas pela questão financeira, mas principalmente pelas atribuições e rotina de cada cargo. E o concurso é desenhado de acordo com a natureza e a complexidade da função, portanto, se o candidato não gosta da maior parte das disciplinas cobradas, provavelmente não ficará plenamente satisfeito com suas atribuições e deve considerar a busca de um ramo que possua maior identificação”, diz Alexandre Lopes, diretor pedagógico do Curso Maxx. Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, diz que a escolha pode ser feita pelo número de vagas, pela aptidão e pelas disciplinas. “A aptidão é a mais importante, pois o aprovado passará o resto de sua vida exercendo tal ofício. Os agentes exercem funções mais operacionais, fazendo combate e repressão aos crimes de atribuições da PF. São eles que mais se expõem aos riscos da profissão. Mas é claro que em casos de necessidade, os papiloscopistas também estão em campo combatendo o crime, mas suas funções dizem respeito à investigação dos crimes, em função mais administrativa”.

“O problema do cargo de papiloscopista são as disciplinas de química, física, biologia e estatística, que costumam assustar os candidatos e não são aproveitadas em outros cargos. Quem optar por este cargo terá um grande trabalho à frente, mas em compensação, a certeza de que está saindo com pé de igualdade com outros candidatos, pela falta de concorrência especializada. Já para agente a concorrência será maior e com candidatos mais bem preparados”, diz Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso.

Dicas por disciplina

As matérias comuns para os dois cargos são raciocínio lógico, atualidades, língua portuguesa, informática, direitos constitucional, penal, administrativo e processual penal e legislação especial. Veja abaixo dicas de professores.

Raciocínio lógico

Carlos André, professor de raciocínio lógico da Academia do Concurso, diz que os alunos devem dar atenção a conectivos lógicos (conjunção, disjunção condicional e suas respectivas vedações) e equivalências do condicional. Além disso, ele aconselha estudar problemas de lógica de primeira ordem (problemas de tabelas), fazer exercícios de problema de contagem, combinação e de probabilidade.

Direito penal e processual penal

Jociane Louver, professora de direito penal da Academia do Concurso, recomenda que o candidato dedique mais tempo às leis especiais, principalmente a de drogas e, na parte geral do Código Penal, estudar as causas excludentes de licitude na parte especial. Outros tópicos são crimes contra a administração pública em processo penal. “Provavelmente cairá uma questão sobre prisão preventiva, outra de provas pericial, de interceptação telefônica e busca e apreensão.”

Segundo o professor de direito penal e leis especiais da PF do Concurso Virtual, Leonardo Barreto, houve mudança no edital no que diz respeito aos conceitos de extraterritorialidade penal, que pode ser cobrado de maneira aprofundada. Outro ponto relevante é a inclusão do tópico de Crimes contra a Fé Pública, inerente à atividade da Polícia Federal, pois trata de Falsificações de Documentos Públicos e particulares, e é bem provável que sejam abordados na prova, somados aos sempre cobrados Crimes contra a Administração Pública. O professor ressalta que o Cespe/UnB cobra informativo do STF.

Atualidades

De acorco com Alex Mendes, professor de atualidades da Academia do Concurso, o conteúdo programático versa sobre tópicos contemporâneos de economia, política, geopolítica, meio ambiente, cultura, tecnologia. Ele sugere que o candidato se atualize sobre crise econômica mundial; conferência sobre desenvolvimento sustentável Rio + 20; novo código florestal brasileiro; 10 anos da zona do Euro; Brasil 6ª maior potência econômica mundial; crise cambial; prorrogação do protocolo de Kyoto; primavera árabe (em especial Síria); morte do ditador norte-coreano Kim Jong Il; ultranacionalismo na Europa; nova interpretação da Lei da Ficha Limpa; piratas virtuais; operação na Cracolândia; 10 anos de Brics.

Português

“O programa de português abrange praticamente tudo. Talvez seja a semântica de conjunções e preposições que o candidato possa dar um pouco mais de relevância no estudo. Os conectores são os principais elementos coesivos, fazendo as ligações entre as partes do texto e estabelecendo relações de sentido. A prova do Cespe/UnB, no estilo certo e errado, não é composta de questões por assunto, e, sim, uma gama de comentários que podem abranger aspectos gramaticais ou interpretativos. Portanto, é prova para julgar os comentários. O mais importante é resolver provas anteriores”, diz Marcelo Rosenthal, professor de português do Concurso Virtual.

Direito administrativo

De acordo com Julian, Barros, professor do Centro de Estudos Guerra de Moraes, o edital manteve o conteúdo programático dos últimos concursos. O candidato deve realizar uma leitura dos princípios da administração pública, características das entidades da administração pública indireta, poder de polícia, responsabilidade civil objetiva. Quanto à parte da legislação deve dar atenção aos artigos do 17 ao 26 da lei 8.666/93; do artigo 1 ao 12 da lei 8.429/92 e lei 8.112/90.

Informática

“O candidato para agente pode se basear no edital de papiloscopista, pois está mais destrinchado. Como a banca é o Cespe/UnB, a interpretação de texto pode fazer uma grande diferença, e expressões como “é necessário” e “é suficiente” podem levar ao erro. Os tópicos a serem priorizados são Internet Explorer 8 e 9, rede, segurança e Office 2007/2010”, diz Frank Mattos, professor da Informática da Academia do Concurso.

Direito constitucional

Karina Jaques, professora de direito constitucional da Academia do Concurso, diz que o Cespe/UnB costuma aplicar assertivas difíceis, muitas vezes utilizando-se de posicionamentos jurisprudenciais recentes do STF. “Então é bom estudar um pouco de doutrina e especialmente as súmulas vinculantes relacionadas ao conteúdo programático. É característica do Cespe aplicar questões situacionais, descrevendo um caso que deve ser interpretado à luz da Constituição, entretanto, a banca utiliza temas controvertidos da sociedade para confundir o candidato e induzi-lo a interpretar pelo senso comum e não pelo texto constitucional”, diz. Outra característica, segundo ela, é "contar" um caso errado à luz da Constituição e depois afirmar que a situação está errada, então a afirmativa está certa. “Ao ler a questão, deve-se atentar que estará julgando a assertiva e não somente o caso hipotético contado. Outra característica das questões do Cespe é utilizar as expressões do gênero ‘não é imprescindível’, ‘não é indispensável’, para tentar confundir o candidato, com uso de termos negativos”. Segundo Karina, a banca exige do candidato não só o estudo do conteúdo, mas um raciocínio sobre aquilo que foi estudado, analisando as questões que são propostas e percebendo as manipulações que são feitas no texto da questão. “Caso o candidato se prepare de forma direcionada, treinando provas anteriores aplicadas pela banca, vai se familiarizar com a linguagem e forma de aplicação das provas”.

Legislação especial

De acordo com o professor Leonardo Barreto, leis não podem ser estudadas de maneira literal, uma vez que muitos assuntos foram declarados inconstitucionais pelo STF, principalmente no caso das leis de drogas e desarmamento. A ocorrência de informativos alterando os conceitos das leis é recorrente, dessa forma, necessita-se de um acompanhamento de livros ainda que de forma resumida, pois os autores irão atualizá-los quanto aos tópicos alterados. Foram incluídos as Leis de Norma de Segurança Privada, Estatuto do Estrangeiro e a Lei de Fiscalização de Alimentos, todos de atribuição da PF. É necessário ainda dar atenção aos tópicos tradicionais como drogas, tortura, ambiental e desarmamentos. O estudo deve ser feito com ênfase em informativos do STF.

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