segunda-feira, 30 de abril de 2012

Especialidades da Polícia Militar: Capelães, Médicos, Dentistas, Veterinários e Músicos da PM

pm-ba_www.in6.com.br

Na Polícia Militar existem quadros de especialistas que vão além dos que vemos patrulhando as ruas de nossa cidade. Dentro da Polícia Militar também existem quadros específicos de músicos, profissionais da área de saúde e capelães, que exercem essas atividades dentro da Polícia Militar.

Em alguns Estados pode haver concursos internos, aproveitando o efetivo já existente da Polícia Militar para integrar os quadros de especialistas. Em outros, o acesso dá-se exclusivamente por concurso público. Nesse caso, o candidato já deve ser formado em sua área, e uma vez aprovado no concurso, passa por um curso de formação onde aprenderá a ser um policial militar.

Os músicos da Banda da Polícia Militar

Os integrantes da Banda da Polícia Militar fazem parte do quadro de músicos da Polícia Militar. Estão sempre presentes em solenidades de formaturas e desfiles da Polícia Militar, tocando hinos e canções militares. Em alguns Estados os integrantes da Banda da Polícia Militar são policiais convencionais, que fazem o patrulhamento nas ruas, e tem a Banda da Polícia Militar como segunda atividade. Em outros Estados, o acesso à banda Polícia Militar de dá diretamente através de concurso público.

Os oficiais de saúde da Polícia Militar

A Polícia Militar também conta com um quadro de oficiais de saúde. São policiais militares dentistas, médicos, farmacêuticos ou veterinários. Estes profissionais devem ter formação universitária superior e registro nos órgãos correspondentes (por exemplo, no Conselho Regional de Medicina (CRM) no caso de Oficial-Médico) e tem que prestar concurso público na PM para conquistar a vaga. O início na carreira se dá como Tenente da Polícia Militar.

Capelão da Polícia Militar

A Polícia Militar também tem um quadro de líderes religiosos: o quadro de capelães, que são os padres ou pastores da Polícia Militar. Seu papel é de prestar assistência religiosa aos policiais militares, rezar missas, realizar cerimônias religiosas. Em alguns Estados, aproveita-se dentro do próprio efetivo da Polícia Militar os policiais militares que têm curso de Teologia e querem ser Capelães. Em outros Estados, o acesso dá-se diretamente, através de concurso público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário