quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DNIT: Em breve, 1.200 vagas para nível médio e superior

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A pouco mais de três meses da data limite para a publicação do edital do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que terá oferta de 1.200 vagas, é hora de intensificar os estudos. Pois, o edital da seleção deverá ser divulgado bem antes do prazo. A organização caberá à Escola de Administração Fazendária (Esaf). Das oportunidades, 911 são de nível médio, sendo 767 para técnico de suporte em infraestrutura de transportes e 144 para técnico administrativo. Os vencimentos são de R$3.849 e de R$2.811,30, respectivamente.

Já para graduados, o Dnit irá oferecer 289 vagas, sendo 179 para analista de infra-estrutura de transportes, com remuneração de R$8.119,81, e 110 de analista administrativo, com ganhos de R$5.712,21. Roberto Gomes, professor do curso Ordem Mais, mencionou os tópicos mais recorrentes na última seleção para o cargo de técnico de suporte. ?De acordo com o edital anterior, foi cobrado como base para a prova, todo o código de trânsito e suas resoluções, bem como a legislação exclusivamente ao Dnit. Dentro desse conteúdo é comum vermos assuntos diretamente ligados às competências estabelecidas no Artigo 21 da Lei 9.503/97 ? CTB e Lei 10.233/01, a qual cria o órgão.?

Professor de Legislação de Trânsito, Gomes comentou a forma como a Legislação do Dnit foi cobrada. ?O candidato se deparou com questões que somente cobravam a memorização de palavras-chave e requisitos determinados pela legislação correlata. Sendo assim, a prova não priorizou o candidato que buscou entender o conteúdo e sim aquele que apenas praticou a constante leitura da legislação cobrada.?

Ele crê que haverá alterações no conteúdo programático. ?É muito provável que o novo edital modifique os conteúdos que foram cobrados no concurso realizado em 2006. Isso porque, além das modificações normais que a legislação vem sofrendo, tem-se que o último edital cobrou o conteúdo de maneira muito genérica?, opinou. ?A exemplo do código de trânsito brasileiro, foram cobradas todas as resoluções vigentes e para esse novo certame é mais provável que sejam especificadas quais resoluções estudar, como por exemplo as Resoluções 210/06 e 211/06 que foram editadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que estão diretamente ligadas à atividade do técnico de suporte.?

Para finalizar, o docente avaliou a forma como a Esaf faz as provas. ?A Esaf se caracteriza por aplicar provas mais extensas e complexas ao candidato. Em razão de nunca a Esaf ter aplicado uma avaliação para o cargo, o candidato deverá se basear em outras provas aplicadas pela banca para cargos que necessitem de legislação específica. A Esaf foca suas questões na legislação, porém não de maneira literal. Para tanto o candidato deve compreender o conteúdo de forma a saber analisá-lo sob os mais variados aspectos e contextos?, finalizou.

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