domingo, 6 de dezembro de 2009

Microrrobôs começam aquecimento para campeonato mundial


Este é um dos microrrobôs participantes da competição de 2009, 
colocado ao lado de uma mosca da fruta para que se tenha uma 
ideia das suas dimensões. [Imagem: ETH Zurich]

Jogadores invisíveis
Com o nervosismo que acomete os torcedores nestes tempos de final de Campeonato Brasileiro, pode parecer estranho o convite para um campeonato mundial de futebol no qual os jogadores não podem ser vistos - pelo menos não a olho nu.
Em Maio de 2010, o frio do Alasca não será problema para os microscópicos robôs jogadores de futebol que participarão do 2010 Mobile Microrobotics Challenge. As inscrições para o evento acabam de ser abertas.
Microrrobôs de competição
Se em uma Copa do Mundo reúnem-se os mais talentosos jogadores de futebol de todo o mundo, no desafio mundial de microrrobótica estarão presentes os "jogadores" tecnologicamente mais avançados, desenvolvidos por cientistas e engenheiros dedicados à criação e operação de robôs úteis cujas dimensões são medidas em micrômetros - 1 micrômetro equivale a 1 milionésimo de metro.
Enquanto as partidas são assistidas através de microscópios, os microrrobôs são operados por controle remoto e se movem em resposta a campos magnéticos variáveis ou a sinais elétricos transmitidos ao longo de um "gramado artificial" que é, na verdade, um chip de silício.
Os microrrobôs têm algumas dezenas de micrômetros de largura por algumas centenas de micrômetros de comprimento, alcançando massas na ordem dos nanogramas - 1 nanograma equivale a 1 bilionésimo de grama.
Os minúsculos jogadores são fabricados de materiais como alumínio, níquel, ouro, cromo e, claro, silício.
Competição de microrrobôs
O campeonato mundial de microrrobôs é organizado pelo NIST, o instituto de medidas e padrões dos Estados Unidos, que também organiza as competições RoboCup.
Apesar dos organizadores referirem-se sempre a "nanosoccer" - "soccer" é a designação norte-americana para futebol - a competição não tem semelhanças com o futebol, não havendo nem mesmo equipes.
A competição consiste em um "mata-mata" entre os competidores, que se enfrentam em três desafios: 1) uma corrida de velocidade em uma pista de 2 milímetros de comprimento; 2) uma tarefa de montagem, na qual os competidores devem inserir bastões em buracos predeterminados; e 3) uma competição de estilo livre, na qual cada equipe escolhe uma tarefa para seu robô que enfatize um ou mais de seus pontos fortes.
Tarefas de interesse prático
O objetivo da competição é avaliar a agilidade, a capacidade de manobra, a resposta ao controle do computador e a capacidade de movimentar objetos - todas características que os futuros microrrobôs precisarão para desempenhar tarefas como microcirurgias no interior do corpo humano ou para a fabricação de minúsculos componentes para equipamentos eletrônicos microscópicos.

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