quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estudo retrata percepção de CEOs sobre sustentabilidade

O que os principais CEOs do mundo pensam quando o assunto é sustentabilidade? Uma pesquisa feita pelo Pacto Global das Nações Unidas em parceria com a consultoria Accenture buscou responder esta e outras questões referentes a percepção dos empresários acerca do desenvolvimento sustentável.

Intitulado A New Era of Sustainability: UN Global Compact-Accenture CEO Study 2010 (Uma Nova Era de Sustentabilidade: Estudo Pacto Global-Accenture 2010), o estudo consultou 766 presidentes de empresas em 100 países, que correspondem a 25 setores da economia. Além de uma pesquisa via web, o levantamento incluiu entrevistas em profundidade com 50 dos principais CEOs do mundo.


Os dados revelam que o mundo dos negócios já adota uma nova economia, embora em um ritmo desigual. Na média, 93% de todos os executivos entrevistados afirmam que a sustentabilidade será “importante” ou “muito importante” para os negócios. Regionalmente, porém, essa afirmação é feita por 98% na Ásia, 97% na América Latina e na África, 93% na Europa, 90% na América do Norte e 79% no Oriente Médio e Norte da África.
A variação por setor da economia é ainda maior. As porcentagens dos que consideram que a sustentabilidade será um fator crítico para o sucesso dos negócios são de 100% no segmento automotivo, 98% no de bens de consumo e 97% nos bancos. Já os setores mídia e entretenimento (com 84%) e comunicação (com 81%) aparecem no fim da lista.


Dos CEOs participantes, 70% informaram que estão incorporando atualmente mais práticas ambientais, sociais e de boa governança na estratégia das empresas do que há cinco anos. As concessionárias de serviços públicos lideram o ranking dos setores que declararam ter incorporado mais práticas responsáveis às estratégias de negócios, seguidas pelas empresas de energia, com 81%, e pelos bancos, com 74%. Por outro lado, os segmentos de metalurgia e mineração e comunicação estão nos últimos lugares, com 64% e 63%, respectivamente.


Para 72% dos presidentes de empresas, a educação é o fator global mais crítico para a sustentabilidade. Segundo os entrevistados, de qualquer ângulo que se avalie o tema, seja econômico, seja puramente financeiro, social ou ambiental, a educação é fundamental para o surgimento de uma nova geração de gestores capazes de administrar o desenvolvimento sustentável.







Outro aspecto interessante da pesquisa é que 58% dos CEOs crêem que consumidores, funcionários das próprias empresas e governo, nesta ordem, serão mais fundamentais, nos próximos cinco anos, para a mudança dos negócios em direção ao desenvolvimento sustentável.


Os CEOs também listaram as ações necessárias para preparar o negócio para uma nova era de sustentabilidade, nas seguintes áreas:

Consumidores – ampliar as informações para esse público;

Educação – produzir e divulgar novos conhecimentos nas escolas e universidades;

Investidores – adotar uma atitude mais proativa em relação a eles, de modo a garantir e reafirmar que o valor das ações de sustentabilidade pode ser medido e dá retorno;

Desempenho – medir os impactos positivos e negativos das atividades da empresa sobre a sociedade e o meio ambiente, para avaliar seu reflexo no real valor do negócio.

Regulação – assumir maior proatividade, influenciando governos a respeito das leis e regras a serem adotadas.

Das 766 empresas entrevistadas, a brasileira Natura foi a única que declarou se esforçar por adotar medidas que levem ao desenvolvimento sustentável há mais de cinco anos. Em todo o mundo, foram entrevistados presidentes de companhias como Alcoa, Diageo, Ericsson, Nestlé, Novartis, Phillips, Renault-Nissan, Santander e UBS, entre outras.



Cientistas americanos desenvolvem tecnologia PHOLED

Para muitos, a iluminação OLED ainda é uma tecnologia emergente, primária. Entretanto, a empresa americana Universal Display, conhecida por suas invenções de painéis sustentáveis, pretende surpreender os mais descrentes. A sua mais recente invenção dá uma nova e mais eficiente roupagem à tecnologia OLED.

Os cientistas desenvolveram uma tecnologia OLED mais brilhante e eficiente, chamada PHOLED. Ainda em processo de aprimoramento, este tipo de energia já está disponível em produtos de diversas empresas em todo o mundo.







A empresa experimentou colocá-la em uma luminária composta por um painel quadrado e fios condutores. Eles perceberam que este tipo de energia é quatro vezes mais eficiente do que a fluorescente OLED, pode operar em voltagens muito baixas e ainda possui uma superfície fria ao toque.

Além disso, em relação aos LEDs orgânicos, a PHOLED é 60% mais eficiente e possui durabilidade cinco vezes maior. Este tipo de tecnologia permite gerar luz com baixo consumo de energia e criar ambientes com diversas cores, como vermelho, verde e azul.

O novo PHOLED apresenta, ainda, uma eficiência luminosa de 24 candelas por Ampere (cd/A), o que corresponde a uma eficiência quântica de 19% a mil candelas por metro quadrado. A vida útil do novo PHOLED é de 220 mil horas nesse mesmo nível operacional.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Counter-Strike no Mac em 2 dimensões

O Counter-Strike 2D é uma versão de um dos mais populares games de PC da história. O CS2D tem modo multiplayer online e com bots.

Criado pela empresa Unreal Software, o jogo empresta a trama, nomes, armas e até a tela de entrada do Counter-Strike original, da Valve. Diferente, mesmo, é a câmera: somente a vista de cima é permitida, ou seja, nada do estilo First Person, automaticamente atribuído ao CS.

Com mapas e modos variados, é divertido jogar o CS2D. As variações do original incluem uma arena com armas a laser e o jogo "capture the flag", que é uma espécie de pique-bandeira de fuzil na mão.

O jogo é uma das poucas exceções de multiplataforma que compreendem Mac. É gratuito e leve, valendo, com certeza, alguns minutos. Requer a instalação do arquivo do jogo em Windows.

Counter-Strike 2D é mais que apenas um clone freeware do famoso Counter-Strike. Experimente o popular shooter numa vista de cima ou complete missões como capture a bandeira.

Clique para: Baixar

iPhone 4 pode ser homologado em breve




A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode homologar (liberar para venda) o iPhone 4 nos próximos dias.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a Anatel informou que supostos documentos que circularam pela internet confirmando a homologação eram na verdade processos internos. No Sistema de Gestão de Certificação e Homologação (SGCH) da Anatel, que permite acompanhar todo o banco de dados de homologações, ainda consta como indeterminado o último pedido da Apple para um “Telefone Móvel Celular”.
O iPhone 4 precisa ser homologado por utilizar conexões WiFi e 3G, além de ser alimentado por uma bateria de lítio. Produtos vendidos sem a homologação estão sujeitos a multa e apreensão.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

20 Movimentos são suficientes para resolver o Cubo Mágico em qualquer posiçaõ diz estudo

20 Movimentos são suficientes.

O mundo esperou com a respiração suspensa há três décadas e agora finalmente, um grupo de professores universitários, engenheiros e geeks de matemática descobriram o número que explica a "vida", o universo e tudo mais. Esse número é 20, e é o número máximo de movimentos  necessário para resolver um Cubo Mágico.

Conhecido como número de Deus (pois seria a quantidades de vezes que ele gastaria para resolver o brinquedo), o número mágico CPU necessários cerca de 35 anos e uma boa quantidade de horas de homems para resolve-lo. Por quê? Porque há 43.252.003.274.489.856.000 posições possíveis do cubo, eo algoritmo de computador que finalmente rachou Algoritmo de Deus tinha para solucioná-los todos. (A expressão "número de Deus / algoritmo são derivadas do fato de que se Deus fosse resolver um cubo, ele / ela iria fazer isso da maneira mais eficiente possível. O Criador não endossa deste estudo, e não poderia ser alcançado poresse comentário.)

Mas resumidamente a equipe quebrou as posições possíveis para baixo em conjuntos, em seguida, reduzir drasticamente o número de posições possível que eles tinham para resolver através de simetria ( Se você embaralhar um cubo de forma aleatória e, em seguida, transformá-lo de cabeça para baixo, você não alterou a solução).

Eles, pegaram, emprestado os recurso de computação do Google (um dos diretores é um engenheiro de lá) e queimou cerca de 35 núcleos anos para resolver todas as posições possíveis.O número 20 foi o limite inferior para o Número de Deus para mais de uma década, mas a equipe foi finalmente capaz de esculpir no limite superior (que foi cortada de volta para 22 em 2008).

Até agora, o algoritmo identificou cerca de 12 milhões em 20 posições distintas, apesar de existirem certamente muito mais do que isso. Clique com na fonte  abaixo se você quiser ver o que algumas das posições mais difíceis , e como Deus poderia ordenar-los.

Via: Cube20
 
Elite Tecnológica

Firefox alerta você toda vez que o Google espia seu PC

 Google espia seu PC?

Não é de hoje que sabemos que o Google tem acesso as informações de nosso computador ou das páginas que frequentamos. Ela conhece toda o trajeto que fazemos e usa essas informações para selecionar anuncios que podem te interessar quando você entrar em páginas que a empresa patrocina através do Google Adds.
Mais em quais momento o Google invade nossa privacidade? Agora você pode descobrir – se você usa o Mozilla Firefox como navegador. É só instalar o Google Alarm nesse site.


Firefox alerta você toda vez que o Google espia seu PC

Como todos os alarmes ele é muito barulhento e pode te icomodar e vai berrar toda vez que alguma informção pessoal sua for enviada para empresa. Como isso acontece quase sempre (graças ao Google Adds, ao YouTube, ao Google Analytics), você pode achar melhor conferir esse vídeo de demonstração antes de instalar o programa em seu computador:


Google Alarm from Jamie Dubs on Vimeo.

Se você ficou curioso vá em frente. Além de tocar cada vez que o Google capta alguma informação sua, ele vai mostrar uma notificação visual e manter uma gravação da porcentagem de vezes que cada site envia dados ao Google.

Engenheiros criam braços de Robô gigante com simulador de F1 acoplado.

Engenheiros criam braços de Robô gigante com simulador de F1 acoplado.Engenheiros do Instituto  Max Planck para Cibernetica Biologica de Tübingen, na Alemanha estão realmente satisfeitos com seus trabalhos, após criar um simulador que destina-se a replicar a experiência realistica de condução de uma Ferrari.

Os jogadores sentam em uma cadeira suspensa sustentada por um braço mecânico cerca de 7 metros do chão com um sistema de simulação de corrida virtual onde conduzirão uma Ferrari F2007 em torno de uma faixa projetada. O braço robô, mais paresce com aqueles encontrado em parques de diversões, cheios de cabos e aparelhos em torno do condutor da Ferrari fazendo a simulação do movimento dinâmico do carro, de acordo com IEEE Spectrum.

Os pesquisadores queriam usar um braço robótico como um simulador de movimento com o objetivo de compreender como os seres humanos experimentam a sensação de movimento.Eles imaginaram o jogo de corridas da F1 como uma boa maneira para testar a simulação, diz a IEEE Spectrum reports.

Como aprendemos, os jogos de vídeo podem contribuir muito para a ciência real. Mas isso pode ser um caso extremamente incrível.

 

Tipo raro de pulsar é descoberto por astrônomos cidadãos

Ócio

Três "cientistas-cidadãos" - um alemão e um casal norte-americano - descobriram um novo pulsar de rádio escondido nos dados coletados pelo Observatório de Arecibo.

Esta é primeira descoberta feita pelo projeto Einstein@Home, um grande projeto de computação distribuída que usa o tempo ocioso dos computadores de 250 mil voluntários de 192 países diferentes.

Os voluntários, em cujos computadores o novo pulsar foi descoberto, são Chris e Helen Colvin, de Ames, Iowa, nos Estados Unidos, e Gebhardt Daniel, da Universidade de Mainz, na Alemanha.

Seus computadores, juntamente com outros 500 mil de todo o mundo, analisam continuamente os dados do Einstein@Home - em média, os doadores contribuem com dois computadores cada um.

O Pulsar

Tipo raro de pulsar é descoberto por astrônomos cidadãos
O novo pulsar - chamado PSR J2007+2722 - é uma estrela de nêutrons muito densa, que gira 41 vezes por segundo, emitindo ondas de rádio na frequência de 40,8 hertz. Ele está na Via Láctea, a cerca de 17 mil anos-luz da Terra, na constelação da Raposa.

Diferentemente da maioria dos pulsares que giram constantemente em velocidade semelhante, o PSR J2007+2722 está sozinho no espaço, e não tem nenhuma estrela companheira.

Os astrônomos o consideraram especialmente interessante porque ele é provavelmente um pulsar reciclado que perdeu sua companheira. No entanto, eles não descartam a possibilidade de que ele seja um pulsar jovem nascido com um campo magnético menor do que o usual.

Cientista cidadão

Tipo raro de pulsar é descoberto por astrônomos cidadãos O projeto Einstein@Home funciona a partir da instalação de um software nos computadores dos voluntários dai surgiu a denominação de cientistas cidadão, já que são utilizados seus computadores e devem estar ligados à internet.

Toda vez que a máquina estiver ociosa por alguns minutos, o software entra em funcionamento, usando a capacidade de processamento para analisar os dados recebidos dos servidores centrais que ficam na Universidade de Wisconsin.

Supostas aparições de discos voadores são desvendadas pelo Fantastico programa da rede Globo.

Sabemos hoje que o Universo é um sistema bastante complexo, diante dessa realidade fica evidente que não somos os únicos a habitar essa imensidão é obvio que existe vida em outras galaxias assim como existe na nossa via láctea .

Você acredita em ovinis, alienigenas, E.T qual a sua opinião sobre este assunto?

O texto, portaria 551/GC3, de 9 de agosto de 2010, aponta ainda o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) como responsável por receber e catalogar as notificações referentes a óvnis. Os registros ("relatados por usuários dos serviços de controle de tráfego aéreo") devem seguir para o Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), conforme determina a portaria.

O CENDOC, por sua vez, é indicado como responsável por arquivar cópias dos registros encaminhados e enviar os originais ao Arquivo Nacional.


O Fantástico programa da rede Globo mostrou hoje em uma das suas reportagens uma investigação sobre discos voadores, Pois esta semana uma portaria da Força Aérea brasileira publicou no Diário da União como devem ser os procedimentos para arquivar e registrar os tais Ovinis (Objeto Voador não Identificado).

O Fantástico teve acesso a documentos antigos que já tinham sido liberados pela Aeronáutica e que estão no Arquivo Nacional em Brasília. O caso número um do Brasil trata de cinco fotos de um disco voador na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1952. Elas foram tiradas pelo fotógrafo Ed Kéffel, da extinta revista “O Cruzeiro”. Circularam em uma edição extra, causaram grande impacto em todo o Brasil e correram o mundo. As fotos foram apresentadas às autoridades militares e muitos pesquisadores afirmaram: ‘esta seria finalmente a prova de que os extraterrestres visitam a Terra’. Será mesmo?

O pesquisador Claudeir Covo descobriu que não. “Se olharmos bem a foto, o objeto foi iluminado da esquerda para a direita. E o ambiente é determinado da direita para a esquerda. Mostra-se claramente na foto que houve montagem. Para haver esse tipo de iluminação no objeto, o sol teria que estar dentro da água. Cem por cento montagem”, afirma.

Outro documento que ficou guardado durante décadas no arquivo da Aeronáutica é o dossiê da chamada Operação Prato, conduzida por oficiais da Aeronáutica na região nordeste do Pará, em 1977. São centenas de relatos e muitas fotos de supostos óvnis. O comandante da Operação Prato, Uyrange Hollanda, que já morreu, aparece em uma entrevista ao Fantástico, em 1997.

Supostas aparições  de discos voadores  são desvendadas pelo Fantastico programa da rede Globo.“Foram fotografados vários objetos. Nós detectamos pelo menos nove formas de objetos, com sondas, naves, em forma de disco voador”, contou Uyrange.

Mas há três anos uma revelação pôs em dúvida a Operação Prato, conhecida como a mais formidável coleção de documentos sobre discos voadores já coletada no Brasil. Fernando Costa, que assina um blog na internet como Fernando Dako, era filho do oficial da Aeronáutica responsável pela documentação da Operação Prato e tinha sido encarregado pelo pai de revelar as fotos tiradas pela Aeronáutica.

Em uma entrevista ao portal da internet Vigília, especializado em óvnis, Fernando confessou: “Eu passei a sacanear, ampliando qualquer ponto luminoso impresso no filme, para que ficasse parecido com um disco voador. Eu ria muito quando tinha notícias de publicações delas em livros de ufologia. Eu dividia o motivo da risada apenas com alguns amigos mais chegados”.

ET de Varginha

E o famoso ET de Varginha, em Minas Gerais? Ele teria aparecido em 1996 a três meninas e, segundo testemunhas, capturado pelo Exército, que sempre negou a história. Na época, o caso foi investigado e divulgado pelo pesquisador Ubirajara Rodrigues.

“Não vamos abandonar o caso. Todas as informações serão bem-vindas”, afirmou ele na época.

Neste sábado (14), Ubirajara Rodrigues voltou ao local onde a estranha criatura teria sido capturada. Depois de 14 anos de estudo, ele diz que nada foi comprovado.

“A existência de uma série de relatos de aparições de objetos voadores não identificados foram raras no caso, os depoimentos de pessoas dos mais diversos níveos sócio-culturais existem às dezenas, mas não são de maneira alguma prova que possa afirmar que em Varginha aconteceu algo envolvendo uma nave espacial de outro planeta. Não há prova nem indícios”, diz Ubirajara.

Mistério na Ilha de Trindade

Os arquivos da Aeronáutica também guardam uma célebre sequência de fotos feitas na Ilha de Trindade, a 1.200 quilômetros da costa do Espírito Santo. As fotos foram tiradas por Almiro Baraúna, que já morreu e aparece em imagens feitas pelo Fantástico há 13 anos. Até hoje as fotos são consideradas autênticas por muitos pesquisadores do Brasil e do exterior, apesar de um detalhe: em duas fotos, a imagem do disco é idêntica, só que de cabeça para baixo.

Supostas aparições  de discos voadores  são desvendadas pelo Fantastico programa da rede Globo.Neste domingo (15), pela primeira vez, o Fantástico divulga a verdade sobre o OVNI da Ilha de Trindade. Uma amiga da família de Baraúna relatou o que ouviu da boca do próprio fotógrafo: ele forjou as imagens, foi uma montagem.

“Ele pegou duas colheres de cozinha, juntou e improvisou uma nave espacial e usou de pano de fundo a geladeira da casa dele. Ele fotografou na porta da geladeira o objeto com a iluminação perfeita. Ele ria muito sobre o assunto”, revelou a publicitária Emília Bittencourt.

O acervo de Baraúna está com uma sobrinha dele, que não quis gravar entrevista, mas confirma a fraude. Mas, então, os discos voadores não existem? Resta pelo menos um caso importante nos arquivos da Aeronáutica que jamais foi explicado.

Em 1986, jatos da Força Aérea foram acionados para perseguir 21 objetos luminosos que apareceram nas telas dos radares sobre São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro e que foram vistos pelos pilotos.

“Era uma luz muito forte”, descreve um deles.

Foi assim que o Fantástico noticiou o caso: "esta semana, altas autoridades militares do Brasil admitiram publicamente terem visto objetos voadores não-identificados''.

“Foi dito pela própria aeronáutica que eram objetos voadores não-identificados, ou seja, eles não souberam definir o que eram esses objetos. Até hoje, não se explicou”, diz Claudeir Covo


domingo, 15 de agosto de 2010

Desenhista ambidestro faz desenhos de animais com muita destreza e velocidade impressionante

 Com resultado impressionante, como é o caso deste artista de rua, que levou a brincadeira de criança a um nível inteiramente novo ao desenhar animais com detalhes e velocidade com muita precisão.



Elite Tecnológica

sábado, 14 de agosto de 2010

Emissões globais de dióxido de carbono (CO2) caíram 1,3% em 2009, aponta instituto alemão

As emissões mundiais de dióxido de carbono (CO2) caíram 1,3% em 2009, passando de 31,5 bilhões de toneladas em 2008 para 31,3 bilhões de toneladas, neste que é considerado o primeiro declínio anual na década, informou o instituto privado alemão da energia renovável (IWR, na sigla em inglês), com base em informação oficial e em pesquisas próprias.

Segundo o IWR, entidade sediada em Muenster, e que atua como conselheira de ministérios alemães, a produção de CO2, diminuiu em razão da crise econômica mundial e do aumento dos investimentos no uso de fontes renováveis de energia para uso na geração energética, aquecimento e transporte.

Apesar da queda de emissões, o IWR manteve a recomendação feita em 2009 de que os investimentos mundiais em energia renovável deveriam ser quadruplicados, passando a €500 bilhões (Us$644,2 bilhões) por ano em todo o mundo, no intuito de reverter à tendência de descontrole na poluição provocada pelo gás-estufa.

Emissões globais de dióxido de carbono (CO2) caíram 1,3% em 2009, aponta instituto alemão
A entidade alemã divulgou uma tabela na qual estão listadas as emissões de CO2 de 65 países em 2009, além das recomendações de investimento, com base em um cálculo próprio de quanto cada nação deveria gastar em energia renovável, conforme a respectiva produção, para estabilizar o consumo mundial de combustíveis fósseis. Os dados têm como referência um cenário europeu de permissões de emissões de carbono, com preço fixado em €16 a tonelada. O valor atual de mercado é €14,5.

De acordo com o ranking, a China aparece como a maior emissora, com 7,42 bilhões de toneladas em 2009, seguida dos Estados Unidos, com 5,95 bilhões de toneladas e Rússia, com 1,53 bilhão de toneladas. O Brasil está na 15ª posição, com 414,7 milhões de toneladas em 2009. A estimativa do instituto é de que o país precisa investir Us$6,6 bilhões em energia renovável.

Estudo analisa aspectos negativos da pecuária na Amazônia

Um estudo de caso realizado em Xapuri (AC) concluiu que o incessante aumento do consumo de carne bovina no mundo contribuiu para que a pecuária assumisse um papel central na economia da Amazônia, com impactos ambientais negativos.

Segundo a pesquisa, a exploração de produtos alternativos em determinadas regiões poderia atrair os produtores para outras atividades ao limitar a criação de gado e reduzir a produção sobre a floresta. No entanto, as políticas públicas de valorização das atividades amazônicas têm sido insuficientes para conter o avanço das pastagens.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e também correspondeu à dissertação de mestrado de Gabriela Bordini Prado, sob orientação da professora Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.
Estudo analisa aspectos negativos da pecuária na Amazônia
Ao relacionar dados sobre desnutrição, consumo de carne bovina e desmatamento para criação de pastagens, o trabalho teve o objetivo de avaliar as motivações da crescente pecuarização em território acriano. A literatura científica mostra que vastas áreas da Amazônia foram ocupadas por pastagens nas últimas décadas. Atualmente, cerca de 40% do abate bovino no Brasil (maior exportador mundial de carne) são provenientes da região amazônica.

“Nosso objetivo foi compreender a dinâmica da produção de gado na região. O consumo de carne vem crescendo aceleradamente no Brasil e no mundo e está associado ao aumento de doenças como a obesidade e o câncer colorretal. Por outro lado, é apontado também como um importante fator de desmatamento na Amazônia”, explicou Helena à Agência Fapesp.

Ineficiente

De acordo com a professora da FSP-USP, o consumo de carne, em ascensão, gera um mercado cada vez mais robusto e impulsiona o valor da mercadoria. No entanto é altamente ineficiente como alternativa alimentar.

“Um hectare de terra utilizada para a pecuária produz 34 quilos de carne. Na mesma área é possível produzir 6.500 quilos de milho, ou 3.800 quilos de feijão. Assim, uma região de pastagens poderia alimentar uma parcela maior da população, sem necessidade de desmatamento e ocupação de novas terras. Além disso, a dieta baseada em cereais diminuiria os impactos na saúde”, exemplificou Helena.

Além de dados da literatura internacional sobre o desmatamento na Amazônia, o estudo utilizou como base informações sobre desnutrição, consumo de carne e produção de alimentos no mundo do Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Outro lado

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, afirmou em 29 de julho, que é preciso compatibilizar o aumento da produção de alimentos no país com a preservação do meio ambiente. Segundo ele, o governo tem estimulado práticas de não agressão ao meio ambiente, mas é preciso “ter os pés no chão”.

“As pessoas que, às vezes, defendem a natureza têm uma boa intenção, mas não conhecem o processo produtivo rural, não são capazes de entender que é perfeitamente possível compatibilizar [produção e preservação]. Ninguém quer que haja erosão, assoreamento, ninguém deixa de proteger um manancial na sua propriedade. Quem mais preserva no Brasil é o produtor rural”, ressaltou, ao comentar o novo Código Florestal brasileiro.

Com informações da Agência Fapesp

Áreas desmatadas ainda possuem biodiversidade elevada, afirma estudo

Áreas desmatadas ainda possuem biodiversidade elevada.
Um novo estudo da Royal Society B revelou que, ao contrário do que se pensava, florestas que sofreram até dois ciclos de desmatamentos conseguem restabelecer sua biodiversidade a níveis consideráveis. Utilizando o habitat da ilha de Bornéu como objeto de estudo, os pesquisadores afirmaram que a descoberta deverá impulsionar os conservacionistas a protegerem ainda mais esses locais do interesse de plantadores de palma.

“Embora o valor do habitat primário seja incontestável e os esforços para mantê-lo seja vital, a área de florestas virgens remanescentes está diminuindo rapidamente e elas estão cada vez mais fragmentadas”, afirmou em entrevista ao Mongabay o autor da pesquisa, David Edwards. “Somente com a inclusão dessas florestas degradadas em trabalhos de proteção de larga escala será possível garantir que a biodiversidade de Bornéu seja mantida”, completou.

Edwards e sua equipe catalogaram pássaros e escaravelhos em florestas virgens, em áreas desmatadas uma vez (com todas as árvores de grande porte derrubadas) e em regiões destruídas duas vezes. Eles descobriram que 75% das espécies permaneceram na região mesmo após duas rodadas de destruição, apesar de 50% terem sofrido mudanças significativas.
Foto: Ana Cotta
Áreas desmatadas ainda possuem biodiversidade “Apesar dessas alterações, nós descobrimos que florestas desmatadas abrigam um número semelhante de espécies de aves e escaravelhos das florestas primárias e que mais de três quartos das espécies encontradas no habitat virgem permanecem lá após a devastação”, disse.

O estudo ainda revelou que pássaros nativos de Bornéu não foram afetados durante a primeira derrubada, mas quase metade sofreu impacto com o segundo desmatamento.

Argumento pela conservação

Considerando que grande parte das florestas de Bornéu foi desmatada ao menos uma vez, a informação de que sua biodiversidade poderá se restabelecer com a ajuda de algumas medidas de proteção poderá se tornar uma grande aliada dos ambientalistas, acreditam os responsáveis pela pesquisa.

Para Edwards, o grande problema é que quando uma floresta é derrubada uma ou duas vezes, ela passa a ser considerada “área degradada” e entregue para abrigar plantações de palma, enquanto que o novo estudo mostra que esses locais ainda possuem um alto potencial de conservação.

“Transformar áreas desmatadas em plantações significa uma perda dramática da biodiversidade. A redução do número de espécies vai de 140 em uma floresta degradada duas vezes, para 30 em uma plantação da palma”, completou.

Painel Solar 80% mais barato é desenvolvido por cientistas do Canadá

Um dos principais problemas da maioria das fontes de energia renovável é o alto custo. Entretanto, no mundo da energia solar, por exemplo, são vários os projetos que prometem acelerar o seu uso. Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, desenvolveram uma maneira de diminuir o preço dos pontos quânticos de células solares em até 80% trocando o ouro condutor por níquel.

Estes pontos solares consistem em um substrato de silício revestido com uma película fina de nanocristais – ou pontos quânticos. A experiência se deu da seguinte forma: Os cientistas canadenses substituíram o ouro utilizado anteriormente como material condutor das células por níquel, material mais barato. Esta mudança gerou novas partículas formadas com pontos que antes não eram capazes de capturar energia.

 O ouro foi substituído pelo níquel, muito mais barato
Painel Solar 80% mais barato é desenvolvido por cientistas do Canadá

Os cientistas perceberam, então, que o aumento da camada de substrato de silício criou uma grande barreira entre os pontos. Ou seja, o níquel não só substituiu o ouro como também mostrou-se eficaz nos níveis de eficiência esperados.

A equipe da Universidade de Toronto ainda pretende aumentar eficiência dos pontos quânticos, desenvolver painéis solares e torná-los comercialmente atraentes para os consumidores. Não há previsão dos painéis chegarem ao mercado, entretanto, já foi mais do que provado que o impacto dessas células mais econômicas pode ser enorme.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Imãs são as mais novas armas na guerra contra os tumores cerebrais

O sistema sofisticado que protege o nosso cérebro e faz com que ele funcione corretamente também torna mais difícil para os médicos tratar eventuais tumores que possam aparecer na região. Mas agora uma ‘técnica de ataque’ desenvolvida por especialistas pode permitir que os médicos tenham mais facilidade de contornar as defesas dos nossos organismos.

O método envolve raios de ultrasom para “abrir” a barreira de sangue do cérebro – essa estrutura, essencialmente, são os portões que protegem nosso cérebro de toxinas. Depois são usadas nanopartículas magnetizadas cobertas com um remédio para combater o câncer e um campo magnético, que é o guia dessas nanopartículas até o local exato do tumor.

Até agora os cientistas do Hospital Chang Gung Memorial, em Taiwan, testaram esse método apenas em ratos selecionados, que teriam propensão genética para o desenvolvimento de tumores no cérebro. Eles descobriram que, usando as ondas magnéticas, eles podem aumentar a quantidade de substância “anti-cancerígena” entregue diretamente no tumor, através das nanopartículas, em até 15 vezes.

Os ratos que foram submetidos aos novos métodos sobreviviam por 66% mais tempo do que seus colegas tratados de forma diferente.

Atualmente, tumores cerebrais são tratados através de craniotomias – o crânio é aberto e o tumor é cirurgicamente removido. Como o tumor não pode ser completamente removido na maioria das vezes, o cirurgião precisa emitir radiação e aplicar remédios diretamente no cérebro da pessoa depois da craniotomia. Mas o problema é que não é possível colocar remédios o suficiente na região sem danificar outras áreas do cérebro. Além da craniotomia em si já ser um procedimento muito invasivo e perigoso.

No novo método as nanopartículas são injetadas em veias que levam sangue ao cérebro. Depois elas eram guiadas através de campos magnéticos para o local onde o tumor é localizado e acompanhadas pelos médicos através de ressonâncias magnéticas. O processo é bem menos invasivo.

Segundo os pesquisadores os testes em humanos devem começar daqui a quatro ou cinco anos.

domingo, 8 de agosto de 2010

BNDES: previsão de grande número de convocações

BNDES previsão de grande número de convocações

Ano a ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem realizando concursos no intuito de formar cadastro para diversos cargos e, para a satisfação dos aprovados, as convocações têm sido realizadas em bom número. Para Cláudia Toledo Saladini, gerente de Administração de Pessoal do banco, o atual concurso, que teve inscrições abertas na última quarta-feira, dia 28, promete superar os anteriores. "Esse concurso vai ser muito grande e vai fugir à regra dos demais", afirmou. Um dos motivos para a expectativa positiva é o Plano de Desligamento Programado (PDP) da empresa, que prevê a aposentadoria de cerca de 700 funcionários até 2012, o que acarretaria na necessidade de recomposição do quadro.

Apesar da legislação eleitoral não impedir que o BNDES contrate, de imediato, os aprovados no concurso, a gerente Cláudia Toledo Saladini disse que apesar de prejuízos para o próprio banco, que necessitará dos novos funcionários já a partir de setembro, optou-se pelo início das convocações em janeiro do próximo ano. Também participou da entrevista a coordenadora de serviços Cristina Tavares, da Coordenação de Seleção e Cargos e Salários do banco.

Qual a importância do atual concurso realizado pelo BNDES?

Cláudia Toledo Saladini - O BNDES tem um número de empregados autorizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Planejamento, e a gente não sabe quando os empregados irão sair da empresa. O banco é uma estrutura muito enxuta, então, se sai um empregado, a gente precisa de alguém que já esteja apto a entrar naquela vaga. Acrescido a isso nós temos também o Plano de Desligamento Programado, no qual os empregados aptos à aposentadoria estão sendo incentivados a saírem, possibilitando novas admissões. Para tanto, a gente precisa ter um cadastro de reserva para todas as formações do banco.

Por qual motivo o BNDES não realiza concurso com o número definido de vagas?

Cláudia Toledo Saladini - Como a nossa estrutura é enxuta, nós teríamos que deixar o banco com vários cargos desocupados, até criar um número suficiente para fazermos um concurso para vagas. Para evitar isso e não parar a dinâmica do banco, a gente prefere ter um cadastro de reserva para, automaticamente, ir repondo os funcionários.

Embora seja um concurso para formação de cadastro, o BNDES tem por tradição convocar um grande número de aprovados. Há uma previsão de quantos deverão ser chamados nesta atual seleção? Cláudia Toledo Saladini - Eu posso dizer que esse concurso vai ser muito grande e vai fugir à regra dos demais. As pessoas que estão no banco hoje, entraram por volta de 1978 e estão na fase de aposentadoria. A gente está esperando que até 2012, cerca de 700 empregados se aposentem. De janeiro para cá quase 200 já saíram por esse motivo e as ausências foram supridas por cadastro de reserva. O concurso tem validade de até dois anos, período em que grande massa de empregados irá sair, em especial os da área de Direito, formação na qual mais saem profissionais, porque a chamada lá fora é muito grande.

Quando o BNDES pretende iniciar a convocação dos aprovados? A chamada será imediata?

Cláudia Toledo Saladini - Para este concurso, como é ano eleitoral e o concurso só acontece no segundo semestre, a gente só vai poder contratar em janeiro. Nós não podemos convocar antes disso. Teríamos que estar com ele homologado três meses antes das eleições.

Mas este ano a legislação eleitoral só é válida para a esfera municipal... Cláudia Toledo Saladini - Exato, mas nós fizemos pesquisas e a boa conduta indica que é melhor a gente não contratar, mesmo o BNDES sendo uma empresa federal. O banco prefere ser o mais conservador possível, mesmo ficando sem esses profissionais durante três meses. E para prejuízo do próprio banco, porque será um momento de muitas saídas. Em setembro estarão saindo muitos profissionais de peso, por meio do PDP.

No último concurso para técnico-administrativo, cargo que costuma atrair o maior número de candidatos, 50 aprovados foram chamados. A senhora credita que este número venha a ser superado na atual seleção?

Cláudia Toledo Saladini - Eu acredito que não, porque o grande êxodo de técnico-administrativo já ocorreu em um PDP anterior. A gente precisa sim de técnicos-administrativos, são muito importantes para a gente, mas não naquela quantidade que se precisava antigamente, devido a todos os recursos tecnológicos que a gente tem hoje.

Qual o papel que será desempenhado pelos técnico-administrativos?

Cláudia Toledo Saladini - Basicamente o de um secretário, cuidando de toda a parte administrativa.

Além do tíquete-refeição, assistência médica e auxílio-creche, há mais algum benefício oferecido aos funcionários? Cláudia Toledo Saladini - Tem o transporte. Só que o BNDES tem três andares de garagem. O funcionário então tem que fazer opção ou pelo vale-transporte ou pela utilização da garagem. Mas ele pode mudá-la a qualquer momento.

Existe, por exemplo, algum incentivo para melhorar a formação dos funcionários como, por exemplo, conceder bolsas de estudo em faculdade e pós-graduação? Cláudia Toledo Saladini - Faculdade não. Para os funcionários de nível médio nós temos muitos cursos para a melhoria deles como profissionais. O mesmo acontecendo como o nível universitário. O banco tem uma gama enorme de cursos de aperfeiçoamento, inclusive mestrado e doutorado.

Os funcionários contam com um plano de cargos?

É possível crescer dentro da carreira? Cristina Tavares - Nós temos o nosso plano de cargos e salários. Na própria carreira o funcionário vai subindo de acordo com promoções salariais, sendo que a primeira promoção, do nível um para o dois, é automática. O empregado entra no banco e após um ano passa para o nível dois. Depois ele passa a concorrer à promoção.

Como está composto o atual quadro de pessoal do BNDES? Quantos concursados, terceirizados e temporários? Cláudia Toledo Saladini - O BNDES tem autorização para ter 2.200 empregados, mas temos em torno de 2 mil em todo o Brasil. Os empregados do BNDES são todos concursados. Na diretoria e na presidência, é que, através de acordo coletivo de trabalho, cada diretor e o presidente podem trazer um número "X" de assessores. Os terceirizados são ligados a serviços. Nós só temos terceirizados em cargos do banco em técnico de arquivo, que nós estamos agora sanando isso, depois que criamos esse cargo na estrutura da empresa.

Existe a intenção de atingir a quantidade máxima de empregados autorizada?

Cláudia Toledo Saladini - Existe porque com todos esses programas do governo federal, o banco vai precisar de mais componentes para poder acompanhar. E em todos os cargos, pois cada programa, cada análise de projeto, passa por diversas fases e necessita de vários profissionais. Vai depender de cada projeto alocar mais ou menos técnicos de um determinada formação. E isso a gente vai realizando ao longo do tempo, com os aprovados nos concursos.

O último concurso em 2007 obteve poucos candidatos aprovados para analista de sistemas - suporte e arquiteto, 15 e 7 respectivamente. Houve mudanças na seleção destes profissionais a fim de aumentar o número de habilitados?

Cláudia Toledo Saladini - Isso está na razão do que é que o banco precisa, não adianta colocar a prova mais fácil. Vai aumentar o número de aprovados, mas vai abaixar o nível dos profissionais que vão entrar no banco. A gente não abre mão de que a prova seja muito séria e com bastante conteúdo, que é para a gente poder avaliar ao máximo os candidatos.

Com exceção do cargo de geólogo, houve seleção recentemente para todos os cargos deste concurso. Quando foi a última vez que o BNDES abriu concurso nessa área? Cristina Tavares - Somente agora foi detectada a necessidade de profissionais com essa formação no BNDES. Portanto, esse concurso inclui pela primeira vez a formação de geólogo.

O concurso não prevê isenção da taxa de inscrição. O BNDES não teme que o Ministério Público (MP) acione a justiça por esse motivo, atrasando etapas do concurso ou até mesmo causando a sua suspensão? Cláudia Toledo Saladini - A empresa que faz o concurso, a Fundação Cesgranrio, se sustenta com o pagamento dessas taxas. É uma empresa sem fins lucrativos. Se ela começar a dar isenção ela vai pagar do próprio bolso, não é o governo que vai pagar. As inscrições são a única fonte de recursos da organizadora e o custo para realizar um concurso não é pequeno.

 

Caso o MP recomende ao BNDES agir nesse sentido, a recomendação será atendida?

Cláudia Toledo Saladini - Como isso não é de nossa responsabilidade, é da empresa organizadora, o BNDES não tem como intervir.

Mas existe uma concorrência para se escolher essa organizadora? Cláudia Toledo Saladini - Nós mandamos cartas para diversas instituições, explicando como a gente quer que faça o concurso. E aí eles nos dizem como vai ser feito e se eles se adequam ao nosso perfil. Porque nós somos absolutamente contra, por exemplo, àquelas empresas que fazem provas na qual a cada questão errada você perde uma certa. Em relação à taxa, ganha quem oferece para a gente o melhor valor.

A isenção não entra como um critério para escolher a instituição? Cláudia Toledo Saladini - Não, porque aí nós iriamos ter uma ingerência na organizadora. É mesmo que dizer: Você não vai cobrar nada de mim, mas eu também não quero que você cobre de certas pessoas.

O que o futuro aprovado deve esperar do BNDES?

Cláudia Toledo Saladini - O BNDES é um lugar espetacular para se trabalhar, onde você tem muitas chances de mudança, de adquirir conhecimentos sobre o Brasil, de explorar suas potencialidades, tudo isso em uma mesma empresa. E os nossos benefícios são muito bons. Mas para conquistar isso é necessário se preparar bastante, até porque, ao passar no concurso, tem outras tarefas aqui dentro nas quais você tem que se sobressair. Não é só passar no concurso, sentar e achar que as coisas vão acontecer. Deve ter uma contrapartida.

sábado, 7 de agosto de 2010

Provas - F1 Concursos

Apostila INSS




Apostila INSS
Apostila Concurso INSS 2011 - Questões Selecionadas
Apostila para o concurso Técnico Previdenciário do INSS
CARGO: Técnico do Seguro Social



O preço da coletânea "Apostila INSS 2011" é de apenas R$ 14,99.



Concurso INSS- Instituto Nacional do Seguro Social
Cargo: Técnico do Seguro Social – Exigência: Segundo Grau completo
 Para o cargo de Técnico, os vencimentos iniciais são de R$2.980 (contando com auxílio-alimentação de R$304), que somados à gratificação de desempenho podem chegar a R$3.280.

Apostila INSS 2011 é de apenas R$ 14,99

Estilo: Curso | Vídeo Áula
Lançamento: 2011
Idioma: Português
Tamanho: 22 Mb
Formato: .rar




A Apostila para o concurso Técnico Previdenciário do INSS é uma coletânea de questões recentes, reunidas e organizadas especialmente para o concurso de 2011, para cargo de Técnico do Seguro Social. Os exercícios estão devidamente gabaritados, sendo um excelente material de apoio para os concurseiros. Na Apostila Concurso Concurso INSS 2011, as questões encontram-se organizadas, separadas por tópico dentro de sua matéria correspondente, tendo por base o edital publicado, garantindo um treinamento eficiente para o concurso em questão, evitando desperdício do seu precioso e curto tempo.

"Faça exercícios, faça muitos exercícios. Faça tantos quanto puder. As provas seguem padrões de questões e exigem rapidez. Por isso, esteja sempre procurando por novos exercícios, especialmente os que já caíram em concursos anteriores. À medida que for fazendo os exercícios, aprenderá a linha de raciocínio da instituição que prepara as provas e isso o ajudará a selecionar a melhor entre algumas alternativas aparentemente corretas".
 William Douglas, o Guru dos Concursos. Autor do Best Seller Como passar em Provas e Concursos.


Conteúdo:


A apostila INSS 2011 possui possui o seguinte conteúdo:


Começe agora a estudar para esse excelente concurso. O material contém um conteúdo muito vasto, desde as materias do edital a provas comentadas e diversos exercicios para você praticar e ficar fera para conseguir sua vaga.



CONTEÚDO:
  • DOUTRINAS

  • PORTUGUES

  • INFORMÁTICA

  • LEGISLAÇÃO

  • EXERCICIOS

  • RESUMOS

  • MATEMÁTICA

  • RESUMÃO DIREITO ADMINISTRATIVO

  • ASSERTIVAS ADMINISTRATIVO

  • RESUMÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

  • RGPS COMENTADO

  • PROVAS INSS COMENTADAS

  • EXERCÍCIOS

  • LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

  • SAL.FAMÍLIA ATUALIZADO

  • SAL.CONTRIBUIÇÃO ATUALIZADO

  • INSTRUÇÕES NORMATIVAS

  • MÉDIA ARITMÉTICA

  • PROVAS COMENTADAS

  • QUESTÕES DE PROVA DIREITO

  • MEDIANA

  • REFORMA DA PREVIDÊNCIA

  • MAT.FINANCEIRA

  • ATUALIDADES

  • EXERCÍCIOS ATUALIDADES

  • LEI COMPLEMENTAR 109

  • BRINDES.


São mais de 3.000 questões selecionadas! Questões atuais, retiradas dos concursos realizados pelas mais importantes bancas examinadoras do Brasil! O conteúdo do material está organizadamente dividido, estando os tópicos separados dentro de suas respectivas matérias, facilitando e otimizando seus estudos para o concurso.

É somente através da resolução de muitos exercícios que adquire-se a experiência necessária para a aprovação. 

Brinde:


Se não bastasse o conteúdo de alta qualidade, você ainda leva, completamente de graça, o excelente e-book "Pegadinhas de Concursos". Através dele, você irá aprender como evitar as temidas questões com pegadinhas das mais diversas bancas!   


Envio:


O envio da "Apostila Concurso INSS 2011 " é realizado via email. Sendo assim, não há custos com frete. Além disso, o envio do material é completamente automatizado, isto quer dizer que, tão logo seu pagamento seja confirmado, o material será imediatamente enviado, não sendo necessário enviar nenhum email de confirmação de pagamento.

Segurança:



Todos os pagamentos realizados são mediados pela atual empresa parceira de nosso site, o PagSeguro: www.pagseguro.com.br.

Com o PagSeguro você faz seus pagamentos sem informar os seus dados financeiros à loja. Todas as transações são efetuadas em ambiente seguro. A segurança do PagSeguro é certificada pela Verisign, maior  certificadora do mundo, e pela Site Blindado, líder em proteção contra fraudes na internet. Se já não bastasse, você tem o poder de cancelar a compra até 15 dias após a compra. Segurança total.

Formas de Pagamento:


O preço da coletânea "Apostila INSS 2011" é de apenas R$ 14,99. O valor pode ser pago através de Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Hipercard, American Express, Aura e Diners) ou via Débito em Conta (Banco do Brasil, Bradesco, Real, Itaú e Banrisul). Para realizar a compra, basta clicar em "Compre Agora" e seguir as instruções que serão fornecidas. Adquira Já! Este produto não pode ser parcelado!
R$ 14,99