As ações europeias fecharam o dia em alta, impulsionadas pelos ganhos das ações da SEB e do Danske Bank, embora preocupações com a economia da Espanha e perspectivas sobre resultados do segundo trimestre seguraram mais valorizações.
Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 0,16 por cento, aos 1.044 pontos.
Os volume de negócios foram relativamente fracos, logo abaixo de dois terços da média de 90 dias, com investidores relutantes em tomar grandes posições antes do testemunho nesta semana do chairman do Federal Reserve (banco central norte-americano), Ben Bernanke, que pode trazer pistas sobre chances de mais estímulos monetários.
Operadores acrescentaram que os investidores continuavam preocupados com a crise da dívida soberana da zona do euro, com o índice IBEX da Espanha caindo cerca de 2 por cento depois que o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que o país não cumprirá suas metas de déficit e de dívida neste ano e no próximo.
"A situação espanhola está preocupando alguns investidores. O mercado não está pronto para grandes apostas. Precisa de mais convicção", afirmou o corretor de ações Mike Turner.
- Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com queda de 0,07 por cento, a 5.662 pontos.
- Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,13 por cento, para 6.565 pontos.
- Em PARIS, o índice CAC-40 teve ligeira queda de 0,03 por cento, a 3.179 pontos.
- Em MILÃO, o índice Ftse/Mib caiu 0,36 por cento, para 13.664 pontos.
- Em MADRI, o índice Ibex-35 perdeu 1,99 por cento, a 6.532 pontos.
- Em LISBOA, o índice PSI20 recuou 0,55 por cento, para 4.812 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário