segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cortiça melhora compósitos aeroespaciais em 250%

Cortiça melhora compósitos aeroespaciais em 250%

Low-tech

A cortiça é um material natural que historicamente tem sido relegado a usos não associados com a tecnologia, como rolhas de garrafas e bases de quadros para fixação de avisos.

Mais recentemente se demonstrou que a cortiça é o melhor material disponível para a construção de pára-choques de automóveis.

Isso mostra que a cortiça pode começar a dar a volta por cima.

Compósito com cortiça

Agora, os compósitos, símbolos máximos dos materiais de alta tecnologia, tiveram seu desempenho multiplicado por várias ordens de grandeza com o auxílio de um material que vem sendo desprezado pela tecnologia, apesar de seu baixo custo e de suas propriedades mais do que interessantes.

Engenheiros descobriram que a cortiça pode ser a melhor opção para formar os "sanduíches" que são a marca registrada desses materiais compósitos usados em aviões e aplicações aeroespaciais.

"A cortiça é um produto natural com propriedades intrigantes," concorda Jonghwan Suhr, da Universidade de Delaware.

"Ela é absorvedora de energia, leve, resistente a impactos e tem excelentes propriedades de amortecimento vibracional e acústico. Sua organização celular única também resulta em boas propriedades termais, e ela é impermeável à umidade," lista ele.

Ruído em aviões

Suhr e seus colegas se interessaram pela cortiça quando procuravam por um material que pudesse diminuir o ruído no interior dos aviões.

Os compósitos usados em aplicações aeroespaciais são estruturas em camadas, misturando fibras e espumas sintéticas, ou materiais com estrutura em forma de colmeia, entre placas de fibras de carbono incorporadas em resinas.

O resultado é um material imbatível em termos de resistência e leveza.

Infelizmente, esses materiais são também muito bons em conduzir ruídos, o que é um enorme inconveniente em um avião.

A solução adotada hoje consiste em forrar o espaço entre as estruturas externa e interna do avião com uma parede de 10 a 15 centímetros de fibra de vidro. Isso, contudo, aumenta o peso e reduz o espaço interno da aeronave.

Anti-ruído de cortiça

Os pesquisadores então tiveram a ideia de criar uma camada adicional com compósito - uma camada de cortiça natural.

E os resultados superaram as expectativas.

"Nós obtivemos uma melhoria de 250% no isolamento acústico usando a cortiça, sem qualquer sacrifício das propriedades mecânicas," conta Suhr. "Além disso, a cortiça é sustentável e ambientalmente amigável porque sua produção não envolve a emissão de carbono."

A tecnologia já está sendo negociada com uma empresa fabricante de isolamentos termais e acústicos, sediada em Portugal.

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