Com a divulgação dos editais da Receita Federal, cresce a expectativa pela abertura do concurso para 463 vagas assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda. A seleção também será realizada pela Esaf e tem o edital previsto para este semestre (no máximo, em novembro). A remuneração inicial para o cargo de assistente é de R$2.690,02, já incluindo R$304 de auxílio-alimentação, para carga de trabalho de 40 horas semanais. O requisito básico é o ensino médio completo.
Errata - Diferente do que informou a Esaf já foi oficializada como organizadora do concurso. Isso aconteceu por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 5, por meio da qual foi subdelegada à escola a competência de realizar a seleção. No caso da Receita, os editais foram publicados 12 dias após a publicação de portaria no mesmo sentido. Caso o prazo se repita para o concurso de assistente, o edital para o cargo deverá ser divulgado já na próxima semana (por volta do dia 17).
A seleção visa à substituição de terceirizados contratados em desacordo com a legislação. Desta forma, é provável que as oportunidades sejam para as localidades onde atuam os terceirizados que serão substituídos, embora a distribuição das vagas ainda não tenha sido informada. Como 283 dos 356 trabalhadores terceirizados de forma irregular atuam em Brasília, de acordo com o Ministério da Fazenda, a maioria das vagas da seleção deve ser para a capital federal. Além disso, em São Paulo há 36 funcionários irregulares e em Mato Grosso, 23. O restante dos terceirizados a serem substituídos estão em menor número nos estados de Alagoas (3), Amazonas (2), Mato Grosso do Sul (1), Pará (5), Paraíba (1) e Pernambuco (2). As 73 vagas restantes poderão ser distribuídas por outros estados.
Devido ao acordo firmado entre a União e o Ministério Público do Trabalho (MPT), a substituição por servidores concursados deve ser feita até o dia 31 de dezembro. Portanto, o Ministério da Fazenda tem apenas até o fim do ano para divulgar o edital, aplicar as provas (que devem ser realizadas, no mínimo, dois meses depois da publicação do documento), divulgar o resultado e convocar os aprovados.
Etapas - Na última e única seleção para a carreira de assistente, realizada em 2009, os candidatos foram submetidos a provas objetivas, com questões que versaram sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo e Conhecimentos Básicos de Informática e de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário