quarta-feira, 25 de julho de 2012

Olimpíada troca bandeira da Coreia do Norte por rival do Sul no futebol

Olimpíada troca bandeira da Coreia do Norte por rival do Sul no futebol

Logo no primeiro dia, um erro político marcou a estreia dos Jogos Olímpicos de Londres. O início da partida entre Coreia do Norte e Colômbia, marcado para as 15h45, pelo torneio de futebol feminino, começou atrasado. Isso porque a organização da partida levou uma bandeira da Coreia do Sul para o local do jogo.

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte entraram em guerra em 1950. O conflito durou até 1953, mas tecnicamente – e politicamente - ainda não acabou. Os dois países assinaram um armistício, e não um acordo de paz. Isso significa que as duas nações, o norte comunista e o sul capitalista, concordaram em parar os bombardeios, mas discordam de todo o resto. A fronteira é militarizada e as viagens de cidadãos de um lado a lado para o outro da fronteira são proibidas. A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo.

As norte-coreanas ficaram irritadas com a troca e se recusaram a subir no gramado por conta do equívoco. Após a confusão, a bandeira correta foi providenciada e as meninas da Coreia do Norte puderam, enfim, começar o jogo no Hampden Park.

Na Coreia do Norte, o esporte também serve como propaganda do regime. Os atletas que foram eliminados na Copa do Mundo de 2010, segundo notícias da imprensa internacional, foram castigados (não se sabe os detalhes) por terem saído da Copa de maneira desonrosa. O time perdeu na estreia para o Brasil por 2 a 1, foi goleado por Portugal por 7 a 0 e foi derrotado pela Costa do Marfim por 3 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário