O Wikileaks conseguiu uma vitória ontem dia 13/07 (Sexta-Feira) na Justiça da Islândia contra as instituições financeiras Visa e Mastercard. Foi determinado que estas empresas deverão seguir com os pagamentos de doações em dinheiro para o Wikileaks.
Essas empresas, junto com o PayPal, haviam bloqueado as doações ao Wikileaks em 2010, depois que o site divulgou mais de 250 mil documentos secretos da diplomacia dos EUA. Elas foram atacadas em retaliação por hackers ativistas, em defesa do Wikileaks.
Recomendamos a leitura do artigo
“Esta é uma importante vitória contra a tentativa de Washington de silenciar o Wikileaks. Nós não seremos silenciados. A censura econômica é um tipo de censura. E quando é feita fora dos conformes da lei é ainda mais duvidosa”, disse o Wikileaks em comunicado oficial divulgado no Twitter.
O líder da instituição, Julian Assange, segue foragido na embaixada do Equador, em Londres. Ele aguarda a resposta do pedido de asilo político ao governo equatoriano. Assange fugiu de uma extradição à Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. Ele desconfia de um plano secreto para levá-lo aos EUA, onde responderia pelos vazamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário