Agora chegou a pior parte: curar a bendita ressaca. Para isso é necessário agendar uma desintoxicação. Durante a bebedeira, o aparelho digestivo teve de trabalhar dobrado.
O estômago necessitou produzir suco gástrico; o fígado mais bile, além de ter que combater as toxinas contidas no álcool. O intestino precisou fabricar mais suco entérico e também ficou com a circulação mais lenta. Para reverter essa situação, confira a seguir alguns importantes alimentos que atuam contra a ressaca.
Confira: Planta medicinal anti-ressaca
Leite: o alimento é riquíssimo em cálcio, que tranquiliza aquela irritação no estômago característica do dia seguinte à embriaguez. O alimento ainda é fonte de cisteína, um componente que rompe o acetaldeído, substância tóxica do álcool fabricada no fígado conforme seu organismo tenta processar a bebida.
O leite é rico em cálcio, que tranquiliza aquela irritação no estômago característica do dia seguinte à embriaguez.
Atum: as enzimas presentes nesse alimento vão acabar com aquela dor de cabeça terrível – e que agrava quanto mais tempo a toxina ficar no seu sangue.
Um filé pequeno do peixe já produz efeitos, e é uma ótima opção para o almoço pós balada.
Leia mais: Como combater a ressaca
Caiena: É conhecida pela capacidade de ativar os núcleos de prazer do cérebro e excretar endorfinas. “Essas substâncias aumentam sua resistência à dor e aliviam a enxaqueca no dia seguinte”, diz Bruna Murta, nutricionista da rede de produtos naturais Mundo Verde.
A pimenta é conhecida pela capacidade de ativar os núcleos de prazer do cérebro e excretar endorfinas.
Alecrim: A erva melhora a circulação sanguínea no cérebro, de modo que atenua a dor de cabeça. “Também é eficiente contra o estresse oxidativo – portanto útil para compensar os radicais livres produzidos pela bebida”, afirma Maria Luisa Belloto.
Veja também: Ressaca: Conheça os mitos e verdades sobre sua recuperação
Canela: O álcool compromete o nível de glicose no sangue – por isso você fica tão cansado.
Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que a canela modula os picos de açúcar ligados ao consumo de álcool. E ainda contribui para atenuar as taxas de colesterol – presença certa nos quitutes que acompanham sua bebida. Além de reduzir os níveis de colesterol, a canela modula os picos de açúcar ligados ao consumo de álcool.
Chocolate: O álcool atua diretamente no fígado, responsável pelo acúmulo e pela liberação de açúcar para o organismo. Com a ingestão exagerada, ocorre a hipoglicemia (queda de glicose no sangue). Consumir alimentos com alta concentração de açúcar, como o chocolate, ajuda a reverter o quadro e acelera a queima de álcool, simplificando a recuperação.
Repolho: O ácido fólico, contido no vegetal é importante para fabricar energia para o corpo.
Ele ainda tem participação fundamental na produção das células vermelhas necessárias para reverter os detrimentos causados pelo álcool. O mel é o melhor para acabar com o cansaço.
Mel: É o melhor para acabar com o cansaço.
Fornece o sódio, o potássio e a frutose de que seu organismo necessita depois de uma bebedeira. Uma torrada integral com mel pela manhã, certamente, levantará seu esqueleto e fará você ficar pronto para outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário