sábado, 14 de julho de 2012

O vislumbre do Boson de Higgs

Higgs boson

A declaração da descoberta no grande Colisor de Hádrons de uma nova partícula, candidata ao papel de Boson de Higgs, foi feita oficialmente a 4 de julho. A novidade foi largamente comentada no 62º Encontro de Laureados do Prémio Nobel com jovens cientistas em Lindau (Alemanha). Em regime de teleconferência realizou-se um debate aberto, onde participaram David Gross, Carlo Rubbia, Martinus Veltman, George Smoot, Felicitas Pauss e quatro colaboradores do CERN. Todos os participantes concordaram com a importância excecional do resultado obtido.

Mas será que se pode considerar que a partícula registada é precisamente a que se procurava? É que os resultados obtidos, apesar da sua grande fiabilidade, ainda são insuficientes. Os representantes do CERN dizem que conseguiram registar um novo boson, parecido com o bosão de Higgs, mas precisamos de uma maior estatística para estudar as suas propriedades.

Para recolher a estatística necessária há tempo só até ao fim do ano. Depois, o Grande Colisor de Hádrons vai parar por dois anos. Nos próximos meses, porém, os colaboradores do CERN esperar determinar o seu spin (um dos parâmetros das partículas elementares) com uma probabilidade bastante elevada.

O boson de Higgs é uma partícula especial no Modelo Padrão da física de partículas. A sua existência permite explicar como as outras partículas obtêm a sua massa. O problema é que até agora não se conseguia detetá-lo experimentalmente. Só por si isso não era suficiente para pôr em causa o Modelo Padrão, mas era uma fonte de preocupação.

As experiências irão continuar. Carlo Rubbia propôs construir um novo colisor que iria fazer colidir não os protões, mas os muões. Esse dispositivo, cujo propósito principal seria o estudo das propriedades do boson de Higgs, seria relativamente barato e muito eficaz. David Gross concordou, fazendo notar esse projeto podia ser um bom projeto para os EUA. Carlo Rubbia comparou a descoberta do boson de Higgs com as anteriores descobertas dos bosões W e Z, transmissores da interação fraca. O facto de se ter descoberto agora o boson de Higgs é extremamente importante, porque deu um estímulo assinalável para a continuação dos trabalhos tanto dos teóricos, como dos experimentadores.

Mesmo que as propriedades da nova partícula não coincidam com as previstas no Modelo Padrão, isso seria um sinal de que a teoria necessita de aperfeiçoamento.

A informação oficial sobre o 62º Encontro de Laureados do Prémio Nobel em Lindau pode ser consultada no síte www.lindau-nobel.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário