domingo, 15 de julho de 2012

Óculos Absurda Calixto

oculos absurda calixto

Não é todo dia que o gosto dos argentinos faz a cabeça - ou melhor, olhos - dos brasileiros. A grife de óculos Absurda, que pertence ao grupo Mormaii, nasceu em 2010 e explodiu no mercado brasileiro em 2011. Em dezembro, já tinha quase dobrado o número de pontos de venda (foi de 300 para 500, enquanto na Argentina está em apenas dez lojas) e hoje vende 15 mil peças por mês.

O gosto da atual juventude brasileira pelos acessórios coloridos (vide a turma de fãs de bandas teen como o Restart) explica em parte o sucesso da Absurda. A marca tem óculos de design apurado, armações grandes, coloridas e lentes espelhadas. Mas foi uma estratégia de marketing focada que deu à moçada "twitteira" vontade de consumir a marca argentina.

Em seu segundo ano de mercado, a Absurda teve o investimento em marketing triplicado, de R$ 500 mil para R$ 1,5 milhão, para realizar uma campanha em que 24 personalidades gravaram vídeos falando de sua relação com a moda e as cores. A ação também contemplou um reforço da presença nas redes sociais e anúncios pontuais na mídia tradicional. A estratégia elevou o faturamento em 500%, comparando o primeiro trimestre de 2011 ao último.

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O resultado positivo esquentou o planejamento para 2012. Está prevista para o segundo semestre do ano a inauguração de uma "loja-ateliê" em São Paulo, o primeiro ponto de venda da Absurda. "Será um espaço com oficina de design para personalização dos óculos, loja e escritório", diz Juarez Rezena Junior, diretor comercial da marca. Também está previsto para este ano chegar a mil pontos de venda, o dobro da rede atual.

Rezena Junior conta que o grande desafio para expandir a Absurda no varejo é encontrar os pontos certos. As lojas de óculos do Brasil são principalmente grandes redes, bastante pulverizadas, que atendem ao mesmo tempo as classes A, B e C. "Nosso objetivo é levar as pessoas ao ponto de venda para comprar Absurda e não disputar a atenção do cliente lá, pois ele acaba sofrendo a influência do ambiente, lotado de outras marcas", diz o executivo.

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A Absurda mal nasceu e já tem um ícone: os óculos Calixto - em homenagem à praça Benedito Calixto, em São Paulo. O modelo tem diversas variações no portfólio (entre lentes escuras, claras, espelhadas ou não, com armações neutras ou estampadas) e corresponde a 80% das vendas. "O sucesso do Calixto é reflexo da transição da moda vintage para a tendência do new wave", diz Rezena Junior.

A Absurda representa só 7% do faturamento da Mormaii. A marca mãe, de dez anos de mercado, está bem mais difundida, em seis mil pontos. É na fábrica da Mormaii em Buenos Aires que os óculos da Absurda são produzidos. Lá, a produção opera no limite com 15 mil peças mensais. Não há planos próximos de trazer a produção à fábrica da Mormaii em Garopaba (SC).

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