Por que os homens são mais relutantes em experimentar produtos vegetarianos do que as mulheres?
Segundo um estudo inédito sobre o assunto, isto ocorre porque os consumidores são influenciados por uma associação sutil, eventualmente inconsciente, entre comer carne e masculinidade.
"Nós examinamos se as pessoas nas culturas ocidentais fariam uma conexão metafórica entre comer carne e ser homem," escreve uma equipe de pesquisadores de quatro universidades norte-americanas em um artigo publicado no Journal of Consumer Research.
Vegetarianismo e masculinidade
Em vários experimentos, eles testaram metáforas usadas em relação a comidas. A conclusão é que as pessoas associam masculinidade com carne muito mais fortemente do que com vegetais. Assim, comer carne é visto como coisa de homem, mas comer soja não. O estudo também revelou que a carne está associada ao gênero masculino na maioria dos idiomas.
Imagem contra preconceito
A recomendação é que campanhas de saúde visando uma melhor alimentação, ou empresas tentando vender produtos alimentícios à base de vegetais, devem usar metáforas que atinjam essas associações inconscientes dos consumidores. Por exemplo, uma campanha educativa que tente fazer as pessoas trocarem a carne gordurosa por soja ou vegetais poderia mostrar alimentos vegetarianos que sejam preparados de forma a lembrar mais a aparência dos bifes e hambúrgueres.
Isso pode ajudar a romper os preconceitos e ajudar os homens a fazer a transição para uma alimentação mais saudável.
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