Para se dar bem na redação do Enem algumas dicas são importantes. O exame exige um texto dissertativo, ou seja, que apresente uma análise, uma opinião ou posicionamento sobre determinado assunto. Fugir disso pode comprometer o resultado da avaliação. Outra observação relevante é escrever em terceira pessoa, tornando o texto impessoal.
Aplicada no segundo dia de provas, a redação não deve ultrapassar 30 linhas. De acordo com a professora de redação Luísa Canella, do Unificado, o ideal é que o texto seja organizado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A estrutura deve respeitar uma introdução com média de cinco linhas em um parágrafo. O desenvolvimento deve ter, em média, 20 linhas em dois ou três parágrafos, e a conclusão, cinco linhas em um parágrafo.
Uma dica é fazer um planejamento antes de começar a deslizar a caneta na folha em branco. Depois de compreender bem o enunciado que apresenta o tema da redação, organize as ideias que pretende utilizar em cada parágrafo. Isso pode significar o ganho de preciosos minutos.
Na introdução, deve ser apresentado o tema e direcionado o foco da argumentação. No desenvolvimento, serão esmiuçados os argumentos citados anteriormente, discutindo-os e analisando-os de forma clara. À conclusão, como o nome diz, cabe fechar o pensamento, chegando a um julgamento do que foi apresentado no desenvolvimento.
O tema, segundo o Ministério da Educação, será de ordem social, científica, cultural ou política. Nos anos anteriores, foram temas de redações do Enem a Floresta Amazônica, o poder transformador da leitura, o desafio de conviver com a diferença e o trabalho infantil.
O que observar ao escrever um texto:
- Use letra legível e de tamanho regular
- Todos os tipos de letra são aceitos, mas deve haver diferenciação entre maiúsculas e minúsculas (letra de forma)
- Cada parágrafo deve ter, no mínimo, duas frases
- Cabe ao estudante usar ou não as novas regras do português na hora de escrever. Por exemplo, escrever idéia ou ideia será aceito
- As margens precisam estar alinhadas
- Pode haver rasura, desde que não comprometa a legibilidade
Fonte: Jornal Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário