Se você tinha alguma dúvida que o iPhone deve ser agora considerado uma das plataformas do mundo de jogo mais importante desta semana na Game Developers Conference, em San Francisco vão tentar colocá-los para descansar uma vez por todas.
Durante anos, a GDC, como é conhecido, já recebeu dois dias de "cúpulas" no início da semana, antes do endereço principal tônica ea maior parte dos painéis e sessões começam, incluindo a longa GDC Mobile, que tratou a questão em que cada um desenvolvedor pode desejar em dispositivos móveis e portáteis.
E este ano não é excepção. A partir de terça-feira, a GDC Mobile / Cimeira Handheld começará, oferecendo 18 discussões sobre coisas como "jogos de inicialização no Android"; "Criar experiências de realidade aumentada no Nintendo DSi," Redes Sociais: O novo mercado de jogos para celular? e muito mais. Há até uma chamada "Get your game para iPhone 2.000 outros dispositivos."
Mas, surpreendentemente ausente entre os 18 painéis são as que tratam especificamente do desenvolvimento do jogo para o iPhone. E porquê? Porque, pela primeira vez, o conselho consultivo GDC decidiu que o smartphone da Apple é uma plataforma suficientemente importante para justificar a sua própria cúpula.
Como resultado, na terça e quarta-feira, centenas - senão milhares - de pessoas vão para o shuffle 16 painéis e debates que compõem a cúpula iPhone Games, sessões como "Como manter o seu jogo no topo das paradas"; "caminho mais rápido do conceito ao Topo pago;" Um traço de grande sucesso: como capturar o jogador iPhone feminino "e muito mais.
Não parece haver qualquer conversa em torno de jogos e do IPAD, mas o lançamento do Tablet da Apple muito antecipado em 3 de abril é certo que será mais um passo em frente para o iPhone como uma plataforma de jogos.
"No ano passado, temos programado o conteúdo iPhone em GDC Mobile", disse Meggan Scavio, o diretor da Game Developers Conference. Mas agora "há apenas tanto conteúdo que realmente senti que precisava seu próprio espaço. Enchemos [os] dois dias realmente depressa".
Para aqueles que trabalham no espaço de jogos do iPhone, há pouca dúvida de que a plataforma merecia um encontro separado na GDC, que, com 17.000 pessoas no ano passado, foi um dos maiores confabs de videogames nos Estados Unidos, se não o mundo.
Já, acho que os serviços, o que coloca em GDC, teve um iPhones somente cúpula na sua conferência Online GDC, em Austin, Texas, no outono passado. Mas o São Francisco GDC Pensar é o principal evento de serviço, e para Scavio e no resto do conselho consultivo, para tomar a decisão de desmembrar a variedade de conteúdo iPhone em um encontro discreto é um sinal de que o tempo da plataforma como um jogador de jogos de grandes proporções mandar vir.
"O iPhone é hoje reconhecida como uma plataforma líder que é independente do mercado móvel", disse Simon Jeffrey, vice-presidente de aplicações sociais para conduzir iPhone Game Developer Ngmoco, o que torna títulos populares como Rolando e derrube. "As pessoas estão nomeando especificamente o iPhone como uma ameaça a seus negócios. Nintendo disse que o iPhone está afastando os seus clientes [Popular seus handhelds] DS.
Questionado sobre por que o iPhone chegou a esse ponto nas percepções das pessoas, Jeffrey disse: "Eu penso que é provavelmente o fato de que ele se tornou um dispositivo tão onipresentes no Ocidente tão rapidamente e tem sido adotado por uma grande variedade demográfica. [Contudo, tem ] ainda manteve o fator fresco, apesar de inúmeros outros aparelhos portáteis que entram e concorrentes. "
Do ponto de vista de um desenvolvedor, Jeffrey explicou que a Apple oferece um roteiro muito mais fácil de projetar jogos do que alguns dos seus concorrentes, incluindo um kit de 99 dólares de desenvolvimento de software eo fato de que quem quer projetar jogos para o dispositivo pode fazê-lo. Em comparação, disse Jeffrey, Nintendo e Microsoft - para dispositivos móveis que executam o seu sistema operacional Windows Mobile 7 - exigir que os desenvolvedores a ser aprovado.
"É como um console em si, que eu acho que é", disse Greg Trefry, co-fundador do estúdio independente de desenvolvimento de jogos, Gigantic Mecânica, do iPhone. "Isso não me surpreende, porque há muito exagero e emoção em torno dele."
No entanto, apesar de Trefry, um dos organizadores do festival de jogos interativos, Come Out and Play, e seus parceiros estão fazendo jogos do iPhone, como o título de golfe urbano, Gigaputt, ele disse que não há motivos para se surpreender que tantas pessoas têm travado em para a plataforma como apropriado para seus esforços de desenvolvimento.
Em grande parte, isso é porque há tantas pessoas criação de aplicativos e jogos para o iPhone que ainda estão tentando descobrir como ganhar dinheiro com a plataforma, em parte porque os pontos de preço são baixas e em parte porque é tão difícil para serem notados em meio a dezenas de milhares de outros jogos. "É um mercado muito difícil", Trefry disse, "e se tornou um mercado difícil realmente rapidamente tornou-se uma corrida do ouro com o mergulho em todo ele."
Na verdade, é apenas para esse fim que GDC está dedicando uma cúpula de toda a plataforma: para ajudar os desenvolvedores a aprender a superar estas barreiras e ganhar dinheiro. Mas os jogadores querem mandar jogos para o iPhone, e Jeffrey, que é, reconhecidamente, tendenciosa sobre o assunto, há pouca dúvida de que as fortunas do dispositivo como uma máquina de jogos só vão melhorar. "Acreditamos que o crescimento em uma base global [para os jogos do iPhone] será explosivo a partir deste ponto", disse Jeffrey.
Ainda assim, ele disse que espera que a concorrência vivo da plataforma Android, do Google e Windows Mobile 7. "O Android vai emergir como uma plataforma de jogos sérios, eo Windows Mobile 7 ... tem vento em popa".
O resto da GDC Embora claramente uma das maiores decisões que afectam a GDC 2010, elevando o desenvolvimento do jogo iPhone para o status de nível cimeira não era só mover o conselho consultivo da conferência é grande.
Scavio explicou que o conselho também criou um "monstro" do programa, combinando os jogos casuais e os Mundos em Movimento cimeiras em um novo evento de dois dias, a Cimeira Social e Online Games. "A linha foi realmente fuzzy entre os dois", disse Scavio. "Ambos os conselhos consultivos de programação foram uns contra os outros. Você realmente não ouvir as palavras jogos 'casuais' anymore. Parece passar? Usar essa terminologia ... Então decidimos apenas mesclar os dois."
Disclaimer: Eu estava no Worlds in Motion conselho consultivo, em 2009.
O programa resultante terá 37 sessões ao longo das linhas de "Do livro para a caixa: Trazendo uma franquia de varejo no mundo dos jogos sociais", "monetização e modelos de negócios para os jogos sociais", e "O que mundos virtuais podem aprender com os jogos sociais ".
Entre outras coisas, esta nova cimeira vai ajudar muitos desenvolvedores saber como encontrar novas oportunidades na área de explosão de jogos construídos para plataformas de redes sociais como o Facebook.
Ao longo dos últimos anos, start-ups como Zynga Playfish e se tornaram grandes sucessos com as redes de jogos no Facebook e em outras plataformas, e não há dúvida de que muitas empresas e desenvolvedores querem aprender com os exemplos dados por essas empresas.
Outra jogada interessante por Scavio GDC e do conselho consultivo foi acrescentando GamesBeat, um evento iniciado no ano passado por VentureBeat e dirigido pelo líder na indústria de jogos escritor Dean Takahashi, à lista de cúpulas. Em 2009, GamesBeat foi realizada em San Francisco durante a GDC, mas foi localizado em outra parte da cidade e apresentou uma escolha difícil para muitas pessoas GDC.
"Dean [Takahashi] e eu conversamos sobre isso", Scavio disse, "e é tão completamente complementar. Ele não fazia sentido para que as pessoas têm que tomar essa decisão. Fazia mais sentido para pessoas a permanecer em casa e ser capaz para ir para qualquer coisa em GamesBeat e GDC. "
GamesBeat contará com 11 sessões, incluindo uma keynote de Steve Perlman, o co-fundador da tão propalada OnLive, um serviço que visa transmitir a muitos jogos do console de usuários no mundo inteiro, independentemente da velocidade da sua conexão à Internet.
No discurso Nintendo como nos últimos anos, a parte principal do GDC vai chutar dentro após dois dias de cimeiras. Este ano, em uma pequena mudança de programação, a conferência vai terminar no sábado, ao invés de na sexta-feira. Mas ao longo dos três dias do evento principal, os participantes terão a sua escolha de centenas de diferentes tipos de sessões.
Para a maioria dos últimos anos, o GDC tem caracterizado alguém da Nintendo, Sony ou Microsoft como seu principal orador principal. No ano passado, o presidente da Nintendo Satoru Iwata deu falar principal GDC e abriu sobre a filosofia da sua empresa de design.
Muitos estavam esperando por um grande anúncio, mas Iwata é uma estrela na indústria do que a sala estava cheia de pessoas que só queria ouvir qualquer coisa que ele tinha a dizer.
Este ano, ele será famoso game designer Sid Meier, o criador, entre outras coisas, a franquia Civilization.
Scavio disse que, embora as três principais empresas de hardware sempre tem alto-falantes na GDC, nunca há a garantia de que nenhum deles será keynote. Se o que as empresas têm a dizer, não se enquadra como um discurso, ela acrescentou, "então vamos falar sobre como eles podem apresentá-lo de outra maneira."
Mas, para Jeffrey Ngmoco, a maré da indústria do jogo tem, sem dúvida mudou nos últimos anos, e não de uma forma que favorece a ênfase continuou em eventos como GDC em desenvolvimento em larga escala para a consola plataformas como aqueles criados pela Nintendo, Sony ou Microsoft.
"Dois anos atrás, a excitação era ao redor $ 25 milhões de jogos e móveis, como indústria, estava a caminho para fora", disse ele.
"Dois anos depois, vimos um flip-flop completo. A parte" sexy "... emergentes do jogo é Next-Gen Mobile, liderada pelo iPhone. O foco está em 250.000 $ jogos [agora], ao invés de $ 25 milhões. "
Durante anos, a GDC, como é conhecido, já recebeu dois dias de "cúpulas" no início da semana, antes do endereço principal tônica ea maior parte dos painéis e sessões começam, incluindo a longa GDC Mobile, que tratou a questão em que cada um desenvolvedor pode desejar em dispositivos móveis e portáteis.
E este ano não é excepção. A partir de terça-feira, a GDC Mobile / Cimeira Handheld começará, oferecendo 18 discussões sobre coisas como "jogos de inicialização no Android"; "Criar experiências de realidade aumentada no Nintendo DSi," Redes Sociais: O novo mercado de jogos para celular? e muito mais. Há até uma chamada "Get your game para iPhone 2.000 outros dispositivos."
Mas, surpreendentemente ausente entre os 18 painéis são as que tratam especificamente do desenvolvimento do jogo para o iPhone. E porquê? Porque, pela primeira vez, o conselho consultivo GDC decidiu que o smartphone da Apple é uma plataforma suficientemente importante para justificar a sua própria cúpula.
Como resultado, na terça e quarta-feira, centenas - senão milhares - de pessoas vão para o shuffle 16 painéis e debates que compõem a cúpula iPhone Games, sessões como "Como manter o seu jogo no topo das paradas"; "caminho mais rápido do conceito ao Topo pago;" Um traço de grande sucesso: como capturar o jogador iPhone feminino "e muito mais.
Não parece haver qualquer conversa em torno de jogos e do IPAD, mas o lançamento do Tablet da Apple muito antecipado em 3 de abril é certo que será mais um passo em frente para o iPhone como uma plataforma de jogos.
"No ano passado, temos programado o conteúdo iPhone em GDC Mobile", disse Meggan Scavio, o diretor da Game Developers Conference. Mas agora "há apenas tanto conteúdo que realmente senti que precisava seu próprio espaço. Enchemos [os] dois dias realmente depressa".
Para aqueles que trabalham no espaço de jogos do iPhone, há pouca dúvida de que a plataforma merecia um encontro separado na GDC, que, com 17.000 pessoas no ano passado, foi um dos maiores confabs de videogames nos Estados Unidos, se não o mundo.
Já, acho que os serviços, o que coloca em GDC, teve um iPhones somente cúpula na sua conferência Online GDC, em Austin, Texas, no outono passado. Mas o São Francisco GDC Pensar é o principal evento de serviço, e para Scavio e no resto do conselho consultivo, para tomar a decisão de desmembrar a variedade de conteúdo iPhone em um encontro discreto é um sinal de que o tempo da plataforma como um jogador de jogos de grandes proporções mandar vir.
"O iPhone é hoje reconhecida como uma plataforma líder que é independente do mercado móvel", disse Simon Jeffrey, vice-presidente de aplicações sociais para conduzir iPhone Game Developer Ngmoco, o que torna títulos populares como Rolando e derrube. "As pessoas estão nomeando especificamente o iPhone como uma ameaça a seus negócios. Nintendo disse que o iPhone está afastando os seus clientes [Popular seus handhelds] DS.
Questionado sobre por que o iPhone chegou a esse ponto nas percepções das pessoas, Jeffrey disse: "Eu penso que é provavelmente o fato de que ele se tornou um dispositivo tão onipresentes no Ocidente tão rapidamente e tem sido adotado por uma grande variedade demográfica. [Contudo, tem ] ainda manteve o fator fresco, apesar de inúmeros outros aparelhos portáteis que entram e concorrentes. "
Do ponto de vista de um desenvolvedor, Jeffrey explicou que a Apple oferece um roteiro muito mais fácil de projetar jogos do que alguns dos seus concorrentes, incluindo um kit de 99 dólares de desenvolvimento de software eo fato de que quem quer projetar jogos para o dispositivo pode fazê-lo. Em comparação, disse Jeffrey, Nintendo e Microsoft - para dispositivos móveis que executam o seu sistema operacional Windows Mobile 7 - exigir que os desenvolvedores a ser aprovado.
"É como um console em si, que eu acho que é", disse Greg Trefry, co-fundador do estúdio independente de desenvolvimento de jogos, Gigantic Mecânica, do iPhone. "Isso não me surpreende, porque há muito exagero e emoção em torno dele."
No entanto, apesar de Trefry, um dos organizadores do festival de jogos interativos, Come Out and Play, e seus parceiros estão fazendo jogos do iPhone, como o título de golfe urbano, Gigaputt, ele disse que não há motivos para se surpreender que tantas pessoas têm travado em para a plataforma como apropriado para seus esforços de desenvolvimento.
Em grande parte, isso é porque há tantas pessoas criação de aplicativos e jogos para o iPhone que ainda estão tentando descobrir como ganhar dinheiro com a plataforma, em parte porque os pontos de preço são baixas e em parte porque é tão difícil para serem notados em meio a dezenas de milhares de outros jogos. "É um mercado muito difícil", Trefry disse, "e se tornou um mercado difícil realmente rapidamente tornou-se uma corrida do ouro com o mergulho em todo ele."
Na verdade, é apenas para esse fim que GDC está dedicando uma cúpula de toda a plataforma: para ajudar os desenvolvedores a aprender a superar estas barreiras e ganhar dinheiro. Mas os jogadores querem mandar jogos para o iPhone, e Jeffrey, que é, reconhecidamente, tendenciosa sobre o assunto, há pouca dúvida de que as fortunas do dispositivo como uma máquina de jogos só vão melhorar. "Acreditamos que o crescimento em uma base global [para os jogos do iPhone] será explosivo a partir deste ponto", disse Jeffrey.
Ainda assim, ele disse que espera que a concorrência vivo da plataforma Android, do Google e Windows Mobile 7. "O Android vai emergir como uma plataforma de jogos sérios, eo Windows Mobile 7 ... tem vento em popa".
O resto da GDC Embora claramente uma das maiores decisões que afectam a GDC 2010, elevando o desenvolvimento do jogo iPhone para o status de nível cimeira não era só mover o conselho consultivo da conferência é grande.
Scavio explicou que o conselho também criou um "monstro" do programa, combinando os jogos casuais e os Mundos em Movimento cimeiras em um novo evento de dois dias, a Cimeira Social e Online Games. "A linha foi realmente fuzzy entre os dois", disse Scavio. "Ambos os conselhos consultivos de programação foram uns contra os outros. Você realmente não ouvir as palavras jogos 'casuais' anymore. Parece passar? Usar essa terminologia ... Então decidimos apenas mesclar os dois."
Disclaimer: Eu estava no Worlds in Motion conselho consultivo, em 2009.
O programa resultante terá 37 sessões ao longo das linhas de "Do livro para a caixa: Trazendo uma franquia de varejo no mundo dos jogos sociais", "monetização e modelos de negócios para os jogos sociais", e "O que mundos virtuais podem aprender com os jogos sociais ".
Entre outras coisas, esta nova cimeira vai ajudar muitos desenvolvedores saber como encontrar novas oportunidades na área de explosão de jogos construídos para plataformas de redes sociais como o Facebook.
Ao longo dos últimos anos, start-ups como Zynga Playfish e se tornaram grandes sucessos com as redes de jogos no Facebook e em outras plataformas, e não há dúvida de que muitas empresas e desenvolvedores querem aprender com os exemplos dados por essas empresas.
Outra jogada interessante por Scavio GDC e do conselho consultivo foi acrescentando GamesBeat, um evento iniciado no ano passado por VentureBeat e dirigido pelo líder na indústria de jogos escritor Dean Takahashi, à lista de cúpulas. Em 2009, GamesBeat foi realizada em San Francisco durante a GDC, mas foi localizado em outra parte da cidade e apresentou uma escolha difícil para muitas pessoas GDC.
"Dean [Takahashi] e eu conversamos sobre isso", Scavio disse, "e é tão completamente complementar. Ele não fazia sentido para que as pessoas têm que tomar essa decisão. Fazia mais sentido para pessoas a permanecer em casa e ser capaz para ir para qualquer coisa em GamesBeat e GDC. "
GamesBeat contará com 11 sessões, incluindo uma keynote de Steve Perlman, o co-fundador da tão propalada OnLive, um serviço que visa transmitir a muitos jogos do console de usuários no mundo inteiro, independentemente da velocidade da sua conexão à Internet.
No discurso Nintendo como nos últimos anos, a parte principal do GDC vai chutar dentro após dois dias de cimeiras. Este ano, em uma pequena mudança de programação, a conferência vai terminar no sábado, ao invés de na sexta-feira. Mas ao longo dos três dias do evento principal, os participantes terão a sua escolha de centenas de diferentes tipos de sessões.
Para a maioria dos últimos anos, o GDC tem caracterizado alguém da Nintendo, Sony ou Microsoft como seu principal orador principal. No ano passado, o presidente da Nintendo Satoru Iwata deu falar principal GDC e abriu sobre a filosofia da sua empresa de design.
Muitos estavam esperando por um grande anúncio, mas Iwata é uma estrela na indústria do que a sala estava cheia de pessoas que só queria ouvir qualquer coisa que ele tinha a dizer.
Este ano, ele será famoso game designer Sid Meier, o criador, entre outras coisas, a franquia Civilization.
Scavio disse que, embora as três principais empresas de hardware sempre tem alto-falantes na GDC, nunca há a garantia de que nenhum deles será keynote. Se o que as empresas têm a dizer, não se enquadra como um discurso, ela acrescentou, "então vamos falar sobre como eles podem apresentá-lo de outra maneira."
Mas, para Jeffrey Ngmoco, a maré da indústria do jogo tem, sem dúvida mudou nos últimos anos, e não de uma forma que favorece a ênfase continuou em eventos como GDC em desenvolvimento em larga escala para a consola plataformas como aqueles criados pela Nintendo, Sony ou Microsoft.
"Dois anos atrás, a excitação era ao redor $ 25 milhões de jogos e móveis, como indústria, estava a caminho para fora", disse ele.
"Dois anos depois, vimos um flip-flop completo. A parte" sexy "... emergentes do jogo é Next-Gen Mobile, liderada pelo iPhone. O foco está em 250.000 $ jogos [agora], ao invés de $ 25 milhões. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário