O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner inauguraram nesta sexta-feira 26/03/2010 em Itabuna na Bahia o gasoduto que liga o estado do Rio de Janeiro ao da Bahia e farão a abertura da licitação que escolherá as empresas que farão os 14 lotes da construção da Ferrovia Oeste-Leste.
Acompahados da ministra da Casa Civil Dilma Roussef, deputados federais e estaduais e prefeitos de cidades do Sul da Bahia na ocasião o presidente falou que a obra, que permite o transporte de gás para o Nordeste, "significa mais um degrau na conquista da independência do Nordeste brasileiro", já que dá à região a "oportunidade (de desenvolvimento) que o Sul e o Sudeste do país já tiveram".
De acordo com o governador Jaques Wagner, “trata-se de um momento histórico, de um resgate da Região Cacaueira, já que o gás natural possibilitará a atração de novos empreendimentos, que vão impulsionar a economia sulbaiana”. Wagner cita ainda que além do gás natural, a região contará com um complexo multimodal de transportes, composto pelo Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e um aeroporto. Para se ter uma ideia do crescimento esperado, o gasoduto já começa com três contratos de fornecimento de gás assinados por meio da distribuidora local Bahiagás, entre eles um com a companhia suíça alimentícia Nestlé.
O Gasene será abastecido com o combustível proveniente da Bacia de Santos, da Bacia de Campos, do Estado do Espírito Santo e da Bolívia.
A Bahia, beneficiada em 46 municípios com gás natural, através da Bahiagás, é o terceiro maior mercado consumidor industrial do país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário