segunda-feira, 8 de março de 2010

Saber o que a mente de Deus sabe: Sete teorias de tudo

O que é mais interessante para os cientistas nos dias de hoje? A “teoria de tudo” é um dos sonhos almejados da ciência nos dias atuais. Se for descoberta ela ira revelar o funcionamento do universo no nivel mais fundamental e portanto a abranger toda a nossa compreensão da natureza. Seria portanto responder todos os enigmas que a ciência tem ârduo trabalho em criar uma teoria para explicar algo tão complexo como a materia escura, por que razão o tempo flui somente em uma direção e como funciona a gravidade.

“ O triunfo final da razão humana – para em seguida conhecermos a mente de Deus.”
Stephen Hawking

Porém os téologos não precisam ficar de orelhas de pá e olhos aregalados. Apesar de decadas de esforço o progresso vem sendo lento, Através de uma ou duas teorias trivais cujo mérito pode ser julgado contra prova, há uma gama de candidatos e poucas pistas sobre quais (se houver) pode vir a ser o coreto.


Veja sete teorias que saem na frente:
A TEORIA DAS CORDAS

Esta é provavel a mais conhecida teoria de tudo sendo fortemente estudada . Ela sugere que as particulas fundamentas que observamos na verdade não são particulas em tudo mais minusclas “cordas” que aparecem como particulas de instrumentos cientificos por que elas são bem pequenas.
Alem do mais a matematica da teoria das cordas depende de dimensões espaicais extras que seres humanos naturais não poderiam esperimentar diretamente.
Os téoricos vem se esforçando para relizarem esperimentos que podem ser verificados assim ela permanese somente como teoria, há muitas variantes qualquer uma que pode ser exata. Alguns cientista propuseram uma teoria-M que seria uma especie de junção de varias teorias de cordas onde dependendo de como configurala ela pode descrever até 10.500 universos.

GRAVIDADE QUÂNTICA EM LOOP

Única rival real da teoria das cordas a idéia é básica, onde o espaço não é continuo , como costumamos pensar mais em vés disso quebrado em espaços pequenos de 10-35 metros de diâmetro esses são então conectados para tornar o espaço que conhecemos, quando esses espaços estão amarrado eles produzem laços e nós o que em eguida formam as particulas elementares. Essa teoria esplicou algims fenomenos real-mundo e também lançou alguma luz sobre o nascimento do universo.

CDT ( Triangulação Casual Dinâmica)

Parece bem parecida a garvidade quântica em loop em promeira vista, a CDT assume que espaço-tempo é dividido em blocos apartamentos dessa vés de quatro pedaços dimensionais chamados de pentachorons ele produzem um universo em três dimensões espacias e uma dimensão de tempo, porém existe uma grande desvantagem a CDT atual não pode explicar a origem da materia.

GAVIDADE QUÂNTICA DE EINSTEIM

Essa idéia proposta por Martin Reuter da Universidade de Mianz, toma rumo bem diferente, parte do problema com a gravidade e a mecânica quântica é unificar o que ocorre com a gravidade em escalas pequenas os dois objetos são mais proximos um do outro mais forte é a atração gravitacional entre eles e a gravidade age sobre se mesma, e como resultado a distâncias pequenas inicia-se um ciclo de realimentação e segundo a leos tradicionais a força deve se tornar ifinitamente mais forte o que significa que há algo de errado nas teorias convencionais.
No entanto Reuter veio encima na tentativa de gerar um “ponto fixo”, uma distância a qual a gravidade deixa de ficar mais forte.Isso poderia resolver o problema e levar a outra teoria da quântica da gravidade.

GRAPHITY QUANTUM

Todas as teorias acima assumem que o espaço eo tempo existem, e em seguida, tentar construir o resto do universo. Quantum graphity - a ideia de Fotini Markopoulou do Instituto Perímetro de Física Teórica, em Waterloo, Ontário, Canadá, e colegas - tenta acabar com eles. Quando o universo formado no Big Bang, Markopoulou diz, não havia nenhuma coisa como o espaço como o conhecemos. Em vez disso, havia uma rede abstrata de "nós" do espaço, em que cada nó foi ligado a todos os outros. Pouco tempo depois, esta rede entrou em colapso e alguns de nós se separou um do outro, formando o grande universo que vemos hoje.

RELATIVIDADE INTERNA

Desenvolvida por Olaf Dreyer do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) define como a relatividade geral pode existir no mundo quântico, cada particula no universo tem uma tem uma propiedade denominada “Spin” que pode ser considerada vagamente o que acontece com a particula quando ela é girada, esse modelo imagina um sistema de spins existentes, independente da materia e disposta aleatoriamente quando o sistema atinge uma certa temperatura critica os spins se aliam formando um padrão ordendo. Ele também conseguiu retirar a gravidade newtoniana do modelo: no entanto, a relatividade geral ainda não emergiu.

E8


Em 2007, o físico (e algum surfista) Garrett Lisi fez manchetes com uma possível teoria de tudo. A confusão foi provocada por um documento de reflexão E8, um complexo de oito padrão matemático bidimensional com 248 pontos. Lisi mostraram que as partículas fundamentais e várias forças conhecidas da física poderia ser colocado os pontos do modelo E8, e que muitas de suas interações, em seguida, surgiu naturalmente. Alguns físicos criticaram fortemente o papel, enquanto outras deram uma recepção cautelosa. No final de 2008, Lisi foi dada uma bolsa para continuar seus estudos de E8.

Elite Tecnologica

Um comentário:

  1. Para que complicar tanto? Uns poucos sabem em vida e se calam. Os outros vem a saber depois da ultima viagem. Não precisam teorias
    : só aprender a ouvir a voz do universo.

    ResponderExcluir