quarta-feira, 24 de março de 2010

O Oráculo: Usar computador e software (programa) para ver o futuro.

relogio,olho,tempo,futuro

Meu horoscopo esta semana diz que agora é o momento perfeito para recolocar, ou pelo menos  arumar a desordem. Eu sei que é absurdo, mas não posso deixar que houvesse uma forma genuína de prever o futuro. Talvez haja Um auto-denominado "Oráculo" acredita ter encontrado a resposta. Bruce Bueno de Mesquita é professor de Política na Universidade de Nova York e um membro sênior da Hoover Institution da Universidade Stanford, na Califórnia. Em seu novo livro, The Predictioneer (o jogo em Oráculo os E.U.), ele descreve um modelo de computador baseado na teoria de jogo que os outros - e - reivindicação pode prever o futuro com uma precisão notável.

Ao longo dos últimos 30 anos, Bueno de Mesquita fez milhares de previsões sobre centenas de questões de geopolítica a problemas pessoais. Em geral, ele afirma, a sua taxa de acerto é de cerca de 90 per cento. Então, como ele faz isso?

Bueno de Mesquita "Oráculo" começou em 1979 quando ele estava em uma bolsa Guggenheim, escrevendo um livro sobre as condições que levam à guerra. Ele havia desenhado um modelo matemático para analisar as pessoas poderiam fazer escolhas ea probabilidade de que suas ações teriam resultado na diplomacia ou a guerra. Como qualquer modelo, ele precisava de dados para testá-lo.

Uma boa oportunidade surgiu quando os E.U. Departamento de Estado pediu sua opinião sobre uma crise política na Índia. A coalizão governista havia se tornado instável e ficou claro que o primeiro-ministro Morarji Desai seria forçado a demitir-se e um novo primeiro-ministro escolhido dentro da coalizão.

Desde a sua tese de doutorado foi sobre a política indiana, e os dados sobre a política não parece um milhão de milhas a partir de dados sobre a guerra, Bueno de Mesquita concordou em ajudar. Ele compilou uma lista de todas as pessoas que tentam influenciar a nomeação do próximo primeiro-ministro, qual a sua preferência era e quanto peso que tinham. Ele alimentou esta informação em seu programa de computador, pediu-lhe para prever como as negociações iriam jogar fora e deixou que ele seja executado durante a noite. Seu palpite era que o próprio vice-premiê, Jagjivan Ram, assumiria. Muitos outros especialistas em política indiana pensei a mesma coisa.

Na manhã seguinte, ele verificou o computador e encontrou a sua surpresa que ele estava prevendo um político chamado Chaudhary Charan Singh seria o próximo primeiro-ministro. Ele também previu que ele seria incapaz de construir uma coalizão de trabalho e assim que rapidamente caem.
Resultado estranho

 
Quando Bueno de Mesquita relatou o resultado a um funcionário do Departamento de Estado, ele foi surpreendido. O funcionário disse que ninguém estava acreditando Singh, e o resultado foi estranho, na melhor das hipóteses. "Quando eu lhe disse que tinha usado um programa de computador que eu estava projetando, ele apenas riu e pediu-me para não repetir a ninguém", diz Bueno de Mesquita. Algumas semanas mais tarde ministro, Singh tornou-se primeiro. Seis meses de seu governo entrou em colapso. "O modelo surgiu com a resposta certa e eu não tinha", diz Bueno de Mesquita. "É claro que havia duas possibilidades: o modelo foi apenas sorte, ou eu estava em alguma coisa."



Três décadas depois, é claro que Bueno de Mesquita esta com algo. O modelo tem sido utilizado por Bueno de Mesquita, seus alunos e clientes (incluindo o governo E.U.A) para fazer milhares de previsões publicadas em centenas de publicações peer-reviewed. Estes incluem ou não o líder supremo da Coréia do Norte, Kim Jong II, irá desmantelar o arsenal nuclear de seu país, como uma terra-por-fórmula poderia trabalhar em paz no conflito israelo-palestiniano, e que os clientes de um grupo de gestão de risco são susceptíveis de cometer fraudes. Segundo a investigação por parte da CIA, o modelo de Bueno de Mesquita é mais do que 90 por cento exato (British Journal of Political Science, vol 26, p 441). Ele agora passa uma parte considerável do seu tempo de gestão de uma empresa de consultoria baseada em Nova York.


Como é possível tal precisão? Que Bueno de Mesquita não está fazendo é predizer eventos aleatórios, tais como loteria empates. Ele também não pretende ser capaz de prever o movimento dos mercados de ações, o resultado das eleições gerais ou o aparecimento de crises financeiras - eventos, onde milhões de pessoas têm uma pequena influência, mas nenhum é capaz de mover o mercado por conta própria.


Em vez disso, ele se limita a "situações estratégicas", onde um número relativamente pequeno de pessoas estão acesas discussões sobre uma decisão controversa. "Eu posso prever acontecimentos e decisões que envolvem a negociação ou de coerção, de cooperação ou assédio moral", diz ele. Isso inclui a política interna, política externa, os conflitos, as decisões de negócios e interações sociais.
Eu posso prever acontecimentos e decisões que envolvem a negociação ou de coerção, de cooperação ou assédio moral


Sua principal ferramenta é a teoria dos jogos, que usa a matemática para prever o que as pessoas vão fazer em uma situação onde o resultado depende também de decisões de outras pessoas. "É um rótulo fantasia para uma idéia bem simples: que as pessoas fazem o que acreditam ser do seu interesse", diz Bueno de Mesquita.




E-Tec


2 comentários:

  1. excelente , se ele podesse prever o resto de vida q me falta nasci em 17/091951.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito muito em previsões não, mais usar um computador pode ser útil para ter um dica.

    ResponderExcluir