sábado, 11 de junho de 2011

Apple acusada de “roubar” ideia de estudante.


Depois das novidades apresentadas durante o Worldwide Product Marketing da Appl (WWDC 2011), o mundo está rendido aos produtos e serviços da Apple. Mas serão os serviços apresentados, mais concretamente o iCloud, assim tão original?

Segundo informações publicadas no site Telegraph, a ideia do serviço iCloud surgiu de um estudante do Reino Unido que agora acusa a Apple de ter roubado a ideia de sincronizar a informação entre vários equipamentos via Wi-Fi.

Greg Hughes, estudante do terceiro ano de Ciências da Computação da Universidade de Birmingham, desenvolveu em Maio de 2010 uma aplicação que baptizou de “Wi-Fi Sync”, que tinha como objectivo a sincronização de ficheiros entre dispositivos com iOS e com um iTunes, recorrendo ao Wi-Fi em vez da interface USB. Greg Hughes enviou nessa altura a aplicação/ideia para ser avaliada e integrada na App Store, mas recebeu a informação que o projecto desenvolvido usava API’s e alguns recursos de desenvolvimento proibidos, e desta forma a Apple rejeitou publicar o software.

Depois de ter visto rejeitada a aplicação, o jovem estudante colocou a mesma a venda Cydia store (concorrente da App Store) por 10 dólares.

Greg refere ainda que há 1 ano atrás, um representante da Apple entrou em contacto com ele e indicou-lhe as razões da aplicação não ter sido aprovada e que segundo o representante lhe disse, a equipa de desenvolvimento da Apple tinha ficado impressionada por esta ser a primeira aplicação do estudante para iPhone. No final do contacto o representante da Apple pediu-lhe que enviasse o currículo quando terminasse o curso.

Greg Hughes diz-se triste e revoltado e promete que esta questão irá até aos tribunais para que a verdade seja apurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário