sexta-feira, 10 de junho de 2011

Apple chacoalhou o mercado, Google e Microsoft estão obsoletas, diz Forrester

Segundo o CEO da consultoria, a companhia de Steve Jobs está na frente das rivais por entender que a web está sendo substituída pelos aplicativos.

A Google poderá sofrer no novo universo online que a Apple está cristalizando, afirmou o fundador e CEO do instituto Forrester, George Colony. Para o executivo, os aplicativos irão aos poucos substituir a predomínio da web com o qual estamos acostumados.

Colony também alertou as empresas para que elas não invistam todos os seus recursos em uma estrutura baseada na nuvem. Segundo ele, a solução, embora seja apropriada para muitos usuários, “não será a arquitetura dominante” como se prevê.

“A cloud nos obriga a ir à rede por algo que temos localmente”, afirmou o executivo durante o Fórum Europeu da Forrester, realizado em Barcelona, na Espanha.

A indicação do especialista é que o acelerado desenvolvimento do hardware, tanto no poder de processamento quanto na capacidade armazenamento, superará a alternativa oferecida pela computação em nuvem. Colony sugere um modelo em que as companhias possuam um poderoso data center central, acessado a partir de aplicativos instalados nos dispositivos móveis dos funcionários.

Modelos obsoletos
Polêmico, o CEO afirmou que tanto o modelo da Microsoft quanto o da Google é obsoleto. A gigante dos softwares, voltada aos desktops, não tira proveito do poder dos data centers, enquanto a das buscas, concentrada na nuvem, deixa de lado os periféricos e sua crescente evolução.

A Apple, segundo Colony, redefiniu o modo como se distribui e se utiliza o software. Essa é a sua revolução. No entanto, ele comenta que isso aconteceu mais por sorte do que por competência, haja visto a relutância inicial de Steve Jobs em permitir que aplicativos de pequenos desenvolvedores entrassem na App Store. Demorou seis semanas para que fosse convencido, diz o fundador, o que deu a largada para o novo momento em que vivemos.

Para completar, o fundador da Forrester sugeriu que a Google, assim como o Facebook, terá dificuldades para se adaptar à era dos aplicativos, pois ainda está presa à web. Outras também enfrentarão contratempos, como a Oracle e a SAP, que precisam reagir rapidamente. Muitas empresas de SaaS (Software como Serviço, na sigla em inglês), no entanto, já compreenderam as mudanças e começaram a alterar o modo como agem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário