
A mudança já tinha sido antecipada pelo organismo responsável pela gestão dos domínios de topo e da infra-estrutura da Internet e estava a ser trabalhada há vários meses, sendo agora aprovada numa reunião especial que decorre em Singapura, com apenas uma oposição e duas abstenções.
“O ICANN abriu o sistema de nomes de domínio para libertar a imaginação humana. A decisão de hoje respeita os direitos dos grupos a criar novos Nomes de Domínios de Topo (Top Level Domains) em qualquer linguagem ou grafia. Esperamos que isto permita que o sistema de nomes de domínios sirva melhor a humanidade”, explicou Rod Beckstrom, presidente e CEO do ICANN.
Actualmente existem 22 domínios de topo, incluindo os primeiros – e mais famosos - .com, .org e .net. A estes somam-se os domínios de topo específicos de cada país, como o .pt ou .uk, num total que ultrapassa os 250 domínios sob os quais estão organizados os endereços da Internet.
Os novos TLDs vão mudar a forma como se localiza informação na Internet e como as empresas planeiam e estruturam a sua presença online. Uma grande empresa pode optar por terminar o seu endereço com o nome de domínio da sua marca, em vez de usar um domínio genérico.
Os pedidos para registo dos novos domínios vão estar abertos entre 12 de Janeiro de 2012 e 12 de Abril do mesmo ano e a expectativa da procura é elevada, quer das empresas quer de comunidades e até mesmo cidades, que poderão ter um domínio próprio, como .Lisboa.
O ICANN garante que os direitos dos proprietários e gestores dos actuais domínios foram assegurados e que as regras de aplicação (o Applicant Guidebook ) foram revistas de forma intensiva, recebendo várias revisões significativas e incorporando mais de mil comentários e contribuições da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário