domingo, 26 de junho de 2011

Agora são hackers contra o Lulzsec. Quem vence esta ciberguerra?

Grupo responsável por ataques a sites de governos e instituições, inclusive no Brasil, torna-se alvo de ações de grupos rivais.

Em meio a todas essas invasões e defacings que têm tomado o noticiário nos últimos dias, uma guerra civil hacker está em ação. Tem sido igualmente difícil acompanhar tanto o número de ataques contra hackers como aqueles elaborados pelos hackers.

Diversos hackers assumiram a responsabilidade por tirar do ar, esta semana, o site do grupo Lulzsec. Outros grupos assumiram a missão de revelar as identidades reais de membros do Lulzsec.

Não foi à toa que o Lulzsec foi escolhido como alvo primário de uma certa insurgência hacker. O grupo tem atraído todo tipo de publicidade ao assumir uma postura contra tudo e contra todos, elegendo alvos que vão do site magnets.com à CIA - e, eventualmente, divulgando na web listas com informações pessoais roubadas desses sites.

Esses hackers que escolhem atacar outros hackers podem ser motivados por um verdadeiro sentimento de punição - como que quisessem dizer ao Lulzsec que foram longe demais. Ou, talvez, por pura vaidade.

Script kiddies
"Nós estamos aqui para mostrar ao mundo que eles são nada mais que um bando de script kiddies", afirmou Hex0010, de 23 anos e membro do grupo TeaMp0isoN (lê-se Team Poison), ao canal de TV Fox News. "Você pode pensar, 'eu sou um hacker realmente mau porque posso derrubar qualquer site por alguns minutos', mas isso é bobagem. Caia na real."

O Team Poison tem conexões com grupos que, há algum tempo, atacaram o Facebook e são bastante críticos em relacão aos governos dos EUA, da Israel e da Índia. Hex0010 diz que eles planejam revelar a identidade dos membros do Lulzsec um a um, isso apesar do início das ações de autoridades policiais que prenderam um jovem britânico de 19 anos (e que mantinha canais IRC para uso pelo Lulzsec).

O Lulzsec nega que o jovem preso faça parte do grupo, mas Hex diz que o suspeito é um "intermediário" para o grupo e que um hacker californiano será delatado em breve.

Enquanto isso, parece haver vários outros hackers com as mesmas intenções. Um grupo que se autointitula Team Web Ninjas dedicou um blog à revelação das identidades dos membros do Lulzsec, dizendo que até um marine dos EUA estaria entre os graduados do grupo.

Hacker brasileiro
Um hacker bastante conhecido que atende pelo pseudônimo The Jester também publicou uma pesquisa sobre a identidade de um hacker brasileiro - "Sabu" - que aponta como um dos líderes do Lulzsec. The Jester também assumiu a responsabilidade pela queda do site do Lulzsec esta semana, algo que o grupo ridicularizou em um tuíte: "Este palhaço do Jester, de novo reivindicando o crédito pelo trabalho de outras pessoas? Nosso site tem sofrido pesadas tentativas de ataque DDoS 24/7 por semanas."

Se toda essa troca de acusações parece um tanto juvenil, talvez ela seja mesmo. Veja este comunicado de um membro do Team Poison, divulgado esta semana e dirigido ao Lulzsec:

"...nós te avisamos, nós dissemos para não fazer ameaças vazias, nós demos a vocês 48 horas para tornar seus IRC seguros; mesmo assim, vocês falharam; em vez disso, vocês postaram hashes em fóruns públicos e então afirmaram que vocês descobriram nossas identidades e riram do fato de que eu tenho 17 anos de idade. Parem de dizer a si mesmos que são hackers...".

Essa história certamente não vai parar aqui. Não percam os próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário