quinta-feira, 2 de junho de 2011

Groupon: Relatório de IPO revela prejuízo de US$ 413 milhões em 2010

No documento entregue à SEC, empresa afirma ter gasto US$ 421,4 milhões em marketing entre 2010 e o início de 2011 para aumentar base de clientes.

O Groupon teve 413 milhões de dólares de prejuízo em 2010 e, entre o fim do ano passado e o primeiro trimestre de 2011, gastou 421,4 milhões com campanhas de marketing para engordar sua base de cadastrados.

As informações fazem parte do relatório enviado pela empresa à Securities and Exchange Comission (SEC) dos Estados Unidos, como parte do processo de oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). O pedido, no valor de 750 milhões de dólares, foi apresentado nesta quinta-feira (2/6).

De acordo com o relatório, que está disponível na Internet e foi divulgado inicialmente pelo site Business Insider, o Groupon gastou em 2010 241,5 milhões de dólares em campanhas de marketing para "aquisição de assinantes". No primeiro trimestre de 2011, esse valor foi de 179,9 milhões. Nesses períodos, a empresa afirmou ter conquistado 48,8 milhões e 32,5 milhões de assinantes, respectivamente.

Um detalhe é que os custos de aquisição de clientes são contabilizados, pelo Groupon, como investimento de capital. "Desde nossa origem, nós priorizamos o crescimento, e os investimentos em nossas campanhas de marketing contribuíram para nossos prejuízos", admite a empresa, no relatório. "Nossos investimentos no crescimento da base de assinantes são puxados pelo custo para adquirir um assinante e comparados com os lucros que podemos esperar gerar com esse assinante ao longo do tempo. (...) Com o tempo, à medida que nosso negócio ganhe escapa e se torne mais estabelecido na maioria dos nossos mercados, esperamos que nossas despesas de marketing sejam reduzidas em comparação com a receita."

Leia também: Groupon entra com pedido de IPO no valor de 750 milhões de dólares

Aproximadamente 37,2% da receita total do Groupon em 2010 veio de mercados de fora dos EUA. Foi no ano passado que a empresa estreou no Brasil, inicialmente com o nome de Clube Urbano. Em abril de 2011, a empresa chegou a promover uma ação promocional para comemorar a marca de 10 milhões de usuários cadastrados no país - no mundo, o site tem 83 milhões de assinantes (ver gráfico).


O documento entregue à SEC revela também o salário-base do cofundador e CEO Andrew Mason, de 30 anos - 575 dólares por ano, a partir de 2011. No ano passado, contudo, ele recebeu 180 mil dólares. Ele afirmou ter vendido cerca de 27 milhões de dólares em ações. Hoje Mason detém 7,7% das ações da empresa. O maior acionista é o parceiro do Lightbank, Eric Lefkofsky, com 21% das ações com direito a voto.

Siga o dinheiro
Alguns observadores levantam questões a respeito do destino do dinheiro levantado entre investidores nos primeiros meses de 2011 - um total de 950 milhões de dólares entre janeiro e março.

"O que aconteceu com todo esse dinheiro? O formulário de IPO nos diz: quase todo ele foi direto para fora, para empregados e investidores de primeira hora", afirmou Peter Kafka, no blog All Things D do Wall Street Journal.

Kafka ressalta que a empresa levantou um total de 946 milhões em duas rodadas de investimento. Desse total, 136 milhões foi separado para manter a empresa em operação. "Os 810 milhões restantes foram pagos, via compras de ações, ao CEO Andrew Mason e alguns de seus apoiadores, incluindo Eric Leftosky e, notavelmente, os irmãos Samwer, que venderam sua empresa CityDeal ao Groupon em 2010", afirma.

Há ainda a questão dos dividendos. No relatório entregue à SEC, o Groupon avisa que não pretende pagar dividendos em curto prazo. "Pretendemos reter todos os nossos ganhos de curto prazo para financiar a operação e a expansão de nossos negócios e não prevemos o pagamento de dividendos em dinheiro", avisa a empresa. "Como resultado, você pode esperar receber um retorno de seu investimento em ações comuns classe A apenas se houver aumento no preço de mercado da ação."

Fundado em novembro de 2008, o Groupon opera em 175 mercados americanos e 43 países e emprega globalmente 7,1 mil pessoas. No primeiro trimestre de 2011, a empresa afirma ter vendido 28,1 milhões de cupons de desconto e faturado 644,7 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário