segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mozilla termina com mudança de canais no Firefox


A mudança de ciclo de desenvolvimento que a Mozilla adoptou para o Firefox veio seguir o caminho que estava a ser já trilhado por outras empresas e veio permitir que os utilizadores tenham acesso às novidades que surgem de forma mais rápida e mais expedita. Passámos a poder ter acesso a 3 fazes de desenvolvimento das mais recentes versões do Firefox e assim antever o que a Mozilla tem pensado para este seu browser.
Ao permitir o acesso a estas versões aos utilizadores, a Mozilla consegue testá-las de forma mais abrangente e com um muito mais elevado número de utilizadores. A Mozilla inovou um pouco neste modelo ao permitir que os utilizadores trocassem de forma simples entre as versões que os utilizadores podiam testar. Mas esta função será agora removida e temos apenas acesso a uma única versão por computador.
Até agora era possível a qualquer utilizador alternar entre a versão que pretendia testar, bastando para isso aceder à zona de About e escolher o canal que pretendíamos usar. A mudança dava-se com a instalação da nova versão e estava pronta a ser usada.
Esta funcionalidade permitia que se testassem as novas versões quando pretendêssemos e podíamos regressar às versões mais estáveis para continuar a utilização estável e sem possibilidade de problemas.
Mas segundo foi publicado no blog da Mozilla, esta funcionalidade vai ser retirada pois verificaram-se alguns comportamentos por parte dos utilizadores que deixaram de justificar a sua presença. Segundo Johnathan Nightingale, directos de desenvolvimento do Firefox, os utilizadores mais aventureiros têm na sua máquina várias versões do Firefox e os mais pacíficos não tendem a mudar de versões como esperado.
Our adventurous users are very adventurous, and often have multiple versions of Firefox installed side-by-side.


Após alguma reflexão por parte da equipa do Firefox, foi decidido que esta funcionalidade seria retirada e que é preferível que os utilizadores tenham s várias versões que pretendem no seu computador. A ídeia da equipa de desenvolvimento prefere investir tempo e recursos onde eles são mais precisos.

A partir de agora, passa a ser possível aos utilizadores terem em simultâneo as quatro versões disponibilizadas e acompanhar o seu desenvolvimento em separado. Desta forma não se compromete a utilização estável do Firefox e ao mesmo tempo podem testar as mais recentes novidades sem qualquer compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário