terça-feira, 20 de abril de 2010

Como a interferência dos seres humanos ajuda a diversidade da Amazônia.

''''''''
Não diga a picada, mas a actividade humana não pode ser em tudo más notícias para a Amazônia. Um estudo de savanas sul-americanos sugere que os ecossistemas, mesmo antes da chegada dos europeus, os agricultores foram mudando com um método de paisagismo previamente desconhecidos na região. Além do mais, as alterações pré-colombianas podem ter aumento da biodiversidade.

"As ações humanas nem sempre pode ser caracterizado como ruim para a biodiversidade", diz Doyle McKey da Universidade de Montpellier 2, França. "Alguns podem ser bons."

McKey e seus colegas chegaram à sua conclusão depois de estudar algumas características estranhas das savanas da Guiana Francesa. Estas planícies são inundadas durante a estação das chuvas, seca e seca no verão, e muitas vezes queimado pelos incêndios. Foi durante a caminhada por esta paisagem que McKey começou perguntando sobre ondulações do terreno.

Descobriu-se que eles são pequenos montes, em sua maioria de cerca de 1,5 metros de diâmetro e 30 centímetros de altura. McKey pensa que os agricultores pré-colombiana fez as camas para as culturas que bem drenado, no período chuvoso. Sure bastante, quando a equipe testou a capacidade dos montes "de drenagem, encontraram-se nove vezes mais elevado do que o cerrado sazonalmente inundadas.
novos inquilinos

Uma vez que esses campos foram abandonados, entre 800 e 400 anos atrás, plantas e animais colonizaram os montes, criando um novo ecossistema. Especificamente, a equipe McKey descobriu que o octospinosus formiga cortadeira Acromyrmex, as formigas predadoras brunneum e da subfamília Nasutitermitinae de cupins preferiram construir seus ninhos sobre os canteiros.

O Acromyrmex, que são formigas fungo-crescentes, mesmo transportados grandes quantidades de matéria orgânica para o seu ninho. Este, por sua vez, tem causado as plantas nos montes para crescer mais e as suas raízes mais profundas. A integridade estrutural conseqüente dos montes e sua permeabilidade à água tem excelente protegeu da erosão causada pelas águas da enchente.

McKey espera que as alterações foram benéficas para a biodiversidade da área. "É claro que uma savana com essa heterogeneidade terá uma maior biodiversidade do cerrado do que apenas um apartamento", diz ele.

Além da Guiana Francesa, montes tal pode ser encontrada no Suriname, Belize, Venezuela, Equador, Bolívia e México. O novo estudo está vinculado a mais de combustível no debate sobre se a maioria da Floresta Amazônica e as savanas são ecossistemas associados pristine. "Na minha opinião, o debate tem sido muito preto-e-branco", diz McKey. "Natureza e cultura estão interagindo para produzir coisas interessantes, e talvez seja a forma como este debate deve ir."

Anna Roosevelt, um arqueólogo na universidade de Illinois, Chicago, e um especialista em arqueologia humana na Amazônia, concorda. Sua própria pesquisa demonstrou "uma seqüência longa e complexa de ocupação humana nesta área, apesar do fato de que muitos tinham assumido apenas a ocupação atrasada". O trabalho da equipe de McKey mostra que "não só as pessoas viveram e alteraram a maioria da área da Amazônia, mas diversos tipos de habitat natural.

Elite Tecnologica

Nenhum comentário:

Postar um comentário