Quando a HP anunciou que traria uma impressora de mesa 3-D para o mercado, em local e hora a ser nomeado mais tarde? Esse lugar e tempo tornou-se apenas um pouco menos ambíguo. Hoje a Stratasys, a empresa que está fabricando o dispositivo para a HP, anunciou que já entregou as primeiras unidades da marca HP Designjet 3D máquinas de fabricação, que estará disponível em maio -, mas apenas na Europa.
O 3D Designjet baseia-se Fused Stratasys de Deposition Modeling (FDM), tecnologia que transforma desenhos tridimensionais CAD em protótipos tangível por extrusão parcialmente derretido de plástico ABS extremamente finas camadas uma sobre a outra, formando o modelo 3-D inteira em um único pedaço do chão para cima. 3D Designjet será impressora em plástico na cor marfim somente enquanto 3D Designjet Color irá imprimir as peças de cor única em até oito cores diferentes (não temos certeza porque você não pode simplesmente colocar uma cor diferente de plástico ABS na Designjet 3D) .
Destinado a pequenas e grandes empresas, bem como instituições de ensino e inventores individuais, a idéia é oferecer um ponto de entrada nas impressões 3-D para aqueles que querem protótipo em casa diretamente de seus computadores. Esse tipo de conveniência pode economizar muito tempo e dinheiro no desenvolvimento de produtos, mas também vem com um custo considerável.
Em nossa cobertura mais cedo para especular que o preço da impressora HP viria em menos de 15.000 dólares - o preço de uma impressora similar foi lançado recentemente pela Stratasys. Mas a HP anunciou hoje que o 3D Designjet a retalho, a partir de menos de 13.000 €, ou pouco menos de 17.500 dólares. O que significa que o preço da entrada no clube 3-D podem ainda sentar-se entre inviável para muitos hobbyists ou loja de garagem.
Mas a impressora HP, pelo que tudo indica, parece ter uma coisa para ela que muitos sistemas em escala comercial não - facilidade de uso. A Designjet no canto do escritório permitiria arquitetos, engenheiros, desenvolvedores de produtos que gostam de levar uma idéia através do conceito de protótipo, sem sair de suas mesas, culminando em um modelo plástico 3-D que pode colocar nas mãos do maiores clientes potenciais. É melhor que o método alternativo de produzir até vários desenhos detalhados que são cuidadosamente preparados em um protótipo de uma mão (e caros) mecânico, um processo que pode ser um chupa tempo e orçamentos, especialmente se os designers não entendi exatamente.
Enquanto US $ 17.000 é um pedaço grande de dinheiro, Designjet 3D ainda está entre os mais acessíveis dos sistemas de prototipagem rápida lá fora por seu tamanho e capacidade. Há outras opções - o código-fonte aberto, os custos DIY kit MakerBot menos de US $ 1.000 e imprime no mesmo material.
O que vai realmente definir se o Designjet é um grande passo para a impressão 3-D é a qualidade dos protótipos, que vamos seguramente ouvir muito mais nas próximas semanas sobre como o produto hits desktops no Reino Unido, Espanha, França, Itália e Alemanha. Para aqueles de vocês que não são sortudos o suficiente para a abertura desses mercados, não se preocupe; certeza Designjet será prototipagem mundial em breve.
Elite Tecnologica
Nenhum comentário:
Postar um comentário