segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ventos estelares criam 'Superbolha' de gás.




Mistérios cercam o complexo super bolha N44, localizada na Grande Nuvem de Magalhães.

Nesta imagem, as nuvens estão dentro do complexo N44 que são sopradas pelos ventos de estrelas massivas deixandoas incandescentes.

A bolha grande é de aproximadamente 325 anos-luz, na sua maior dimensão. Como um aglomerado de estrelas massivas se formando dentro da sua profundidade, elas retiram o gás para formar a boca em forma de concha oca.

Embora os astrónomos não concordam sobre exatamente como esta bolha tem evoluído, eles sabem que no centro das estrelas massivas são responsáveis pela aparência incomum da nuvem. É provável que a morte explosiva de uma ou mais das estrelas mais massivas e de curta duração do cluster foi fundamental para a formação da grande bolha.

A imagem proporciona uma das vistas mais detalhadas já obtidas desta região relativamente grande na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, a cerca de 150 mil anos-luz de distância e visíveis do hemisfério sul.

As imagens usadas para produzir a composição de cores foram obtidas com a Multi-objeto Espectrógrafo Gemini (OGM) com o Telescópio Gemini Sul em Cerro Pachón, no Chile.

A imagem colorida foi produzido por Travis Reitor da Universidade do Alasca.

Elite Tecnologica

Nenhum comentário:

Postar um comentário