domingo, 25 de abril de 2010

Software criado por Engenheiros Alemães, pode transcrever música de qualquer instrumento ou músico.


      Foto: Conserto Musical

Engenheiros de telecomunicações da espanhã criaram um novo método para identicar partitura com base nos sons das notas individuais, independentemente do músico, instrumento e local.

A equipa de investigação, da Universidade de Jaén, em Jaen, Espanha, descreve um sistema automatizado que determina o padrão espectral de notas musicais de um instrumento. O padrão é usado para criar um dicionário harmônico, que é combinada com um algoritmo padrão. O sistema então determina qual é a nota emitida, e converte as informações em um formato legível. Dando em um arquivo WAV de  gravação, o software pode produzir uma transcrição MIDI.

A transcrição automática de música pode ajudar musicólogos a analisar amostras de som, recuperar o conteúdo musical e separar diferentes fontes de áudio, de acordo com José Julio Carabias, co-autor do estudo e pesquisador do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade de Jaén. 



 



Os detalhes do método foram publicados no IEEE Traduções de Audio, Fala e Processamento de Linguagem. O sistema é adaptável, o que significa que pode interpretar qualquer instrumento, a partir do toque. A partir de agora, ele só funciona para um instrumento ao mesmo tempo, porém os pesquisadores acreditam que o método pode ser dimensionada de modo a incluir muitos instrumentos tocando ao mesmo tempo. Outros dispositivos de transcrição musical usam bases de dados e são treinados para reconhecer notas específicas - assim como um espectrômetro é treinado para reconhecer os espectros de certos compostos químicos. Mas o dispositivo espanhol aprende por conta própria, criando seu próprio dicionário.

Um espectro sonoro é uma representação de um som em termos de quantidade de vibração em cada frequência individual. A distribuição de energia harmônica de uma nota define seu padrão espectral. Usando essa informação, o sistema cria um dicionário de som. Ele identifica as notas mesmo quando as condições o tipo de instrumento, o músico, o tipo de música ou gravação do estúdio variar.

"Outra vantagem deste método é que ele não exige formação prévia com um banco de dados musical." disse Carabias.

"Interresante o legal é que o sistema aprende automaticamente, criando seu própio repertório o que nos faz lembrar da nossa famosa Inteligencia Artificial." E-Tec


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário