quinta-feira, 22 de abril de 2010

Capacidade de regeneração da Planária é desvendado por cientistas.

Planária Foto: Universidade de Nottingham

A investigação sobre como Planaria worms podem regenerar partes do corpo - inclusive a cabeça inteira e o cérebro - pode um dia tornar possível a regeneração de antigas ou danificados órgãos e tecidos humanos, estudo realizado pela Universidade de Nottingham.


A pesquisa, conduzida pelo Dr. Aziz Aboobaker, do Conselhos de Pesquisa do Reino Unido Fellow na escola da universidade de Biologia
As minhocas têm a capacidade incomum de regenerar partes do corpo, incluindo a cabeça e o cérebro, após a amputação. Eles contêm células-tronco adultas que estão constantemente a dividir-se e pode tornar-se em qualquer tipo de célula em falta. Eles também têm o direito conjunto de genes que trabalham para que isso aconteça como deve de modo quando crescerem as partes do corpo eles acabam no lugar certo e tem o tamanho correto, a forma e orientação, mostrou a pesquisa.

O estudo é publicado hoje na revista científica de acesso aberto PLoS Genetics. Dr Aboobaker disse:''Esses vermes surpreendente nos oferecem a oportunidade de observar a regeneração do tecido de um animal muito simples que pode se regenerar de forma notável e faz isso como uma questão de disciplina. ''Nós queremos ser capazes de compreender como as células-tronco adultas podem trabalhar coletivamente em todos os animais para formar e substituir órgãos e tecidos danificados. ''Qualquer avanço fundamental na compreensão de outros animais pode se tornar relevante para os seres humanos com uma rapidez surpreendente. ''Se nós sabemos o que está acontecendo quando os tecidos são regenerados, em circunstâncias normais, podemos começar a formular como para substituir os danificadas e órgãos doentes, tecidos e células de uma forma organizada e segura na sequência de uma lesão causada por trauma ou doença.
Continua
''Isso seria desejável para o tratamento da doença de Alzheimer, por exemplo. ''Com esse conhecimento, podemos também avaliar as consequências do que acontece quando as células-tronco dão errado durante o processo normal de renovação - por exemplo, no sistema de células de sangue onde rogue células-tronco pode resultar em leucemia.'' Os pesquisadores disseram que preparação é necessário para a correta diferenciação e localização das células que compõem a cabeça de um planárias, bem como para a definição de onde a cabeça deve ser localizado.

Eles descobriram ainda que a presença do prep-Smed(gene) é vital para a cabeça para o cérebro ficar no lugar certo, o worm células-tronco ainda pode ser persuadida a formar as células do cérebro, como resultado da ação de outros genes independentes. Mas, mesmo assim, sem preparação, essas células não se organizam para formar um cérebro normal, os investigadores disseram.

Daniel Felix, um estudante que realizou o trabalho experimental, hoje, acrescentou:''O entendimento da base molecular para a remodelação e regeneração tecidual, é de vital importância para a medicina regenerativa. ''As planárias são famosos por seu imenso poder de regeneração, sendo capaz de regenerar uma nova cabeça, após a decapitação. ''Com o gene homeobox Smed , temos caracterizado o primeiro gene necessário para o destino correto e padronização anterior durante a regeneração. ''Foi um projeto muito interessante e me sinto muito sortudo por ter tido neste estudo como a peça central do meu trabalho de tese.''

Fonte: Revista PLoS Genetics
Elite Tecnologica

Nenhum comentário:

Postar um comentário