"Os elétrons têm que se mover para baixo do tubo e acertar um alvo, sem colidir em moléculas de ar. Bombear o ar dá aos elétrons um bom tiro ao alvo", explicou Gay.
Polarizada, ou magnetizadas, os elétrons têm potencial em muitas aplicações, tais como a melhoria de computadores e produtos eletrônicos ou a criação de maior eficiência energética de lâmpadas e, em resposta às perguntas fundamentais.
Com financiamento da Fundação Nacional de Ciência através da Recuperação Americana e Reinvestimento Act (ARRA), Gay usa essas partículas atômicas em pesquisa básica e aplicada. Por exemplo, na experiência acima, ele usa de elétrons polarizados para responder a perguntas intrigantes sobre as origens da vida, tais como o porquê de todas as moléculas de DNA em espiral no sentido horário. A resposta pode ter a ver com os raios cósmicos - uma fonte natural de elétrons spin-polarizada. No processo, ele está aprendendo muito sobre como comportar-se os elétrons polarizados.
Elétrons naturalmente giram em direções aleatórias, cancelando-se mutuamente sua energia magnética. É por isso que a maioria das coisas não são magnéticos. Mas quando todos os elétrons giram na mesma direção, tornam-se magnetizados. Conhecido como spintrônica, esta abordagem abre muitas novas aplicações. Enquanto os cientistas estão aprendendo a explorar o spin do elétron, a criação de elétrons polarizados é complexo e demorado.
Gay pretende mudar isso. Sua equipe está desenvolvendo um método simples, fácil de usar para produzir elétrons spin-polarizada. Uma fonte de elétrons polarizados turnkey poderia fornecer novas ferramentas analíticas para a indústria e pesquisa.
Explorando questões fundamentais ou em desenvolvimento de novas tecnologias, Gay esta envolvendo seus alunos. Ele tem treinado pelo menos 85 estudantes em seu laboratório. "Eu realmente tenho a missão dessa experiências como a física ea formação de meia metade dos trabalhadores de alta tecnologia de amanhã", disse ele.
Elite Tecnologica
Nenhum comentário:
Postar um comentário